Estudo de caso sobre os efeitos do exercício físico aeróbio e da alimentação nas concentrações séricas de colesterol e triglicerídios em seres humanos
Resumo
Introdução: o colesterol e os triglicerídeos são lipídios essenciais à vida, porém o seu excesso pode ser bastante prejudicial à saúde, causando doenças cardiovasculares. Entretanto, a associação do exercício físico aeróbio e de uma alimentação equilibrada, pode evitar esses danos. Objetivo: demonstrar a relação entre exercício físico aeróbio somado a uma alimentação de boa qualidade e a diminuição das taxas de colesterol e triglicerídios. Materiais e Métodos: foi realizada uma reeducação alimentar e o incremento de exercício aeróbio em intensidade de 65% a 85% da freqüência cardíaca máxima prevista pela idade em um indivíduo dislipidêmico. Resultados: houve uma diminuição significativa das concentrações sanguíneas de triglicerídeos em 20,9%, do colesterol total em 3,5% e do VLDL em 20,8%. Discussão: mais uma vez os exercícios físicos aeróbios e a alimentação equilibrada se mostraram eficazes na diminuição das concentrações séricas do colesterol e do triglicerídeo. Os resultados obtidos não foram mais acentuados, devido ao curto tempo da pesquisa, que durou apenas um mês. Conclusão: conclui-se que o exercício físico aeróbio regular somado a uma dieta equilibrada é capaz de diminuir as concentrações séricas de triglicerídeos e do colesterol total e suas frações.
Referências
Fagherazzi, S.; Dias, R.L.; Bortolon, F. Impacto do exercício físico isolado e combinado com dieta sobre os níveis séricos de HDL, LDL, colesterol total e triglicerídeos. Rev Bras Med Esporte. Vol. 14. Num. 4, Agosto 2008. p. 381-386.
Guedes, D.P.; Gonçalves, L.A.V.V. Impacto da prática habitual de atividade física no perfil lipídico de adultos. Arq Bras Endocrinol Metab. Vol. 51. Num. 1. Fevereiro 2007. p. 72-78.
Guyton, A.C.; Hall, A. Fisiologia Humana. Sexta Edição. Guanabara Koogan. 1988. p. 418-423.
Maughan, R.; Gleeson, M.; Greenhaff, P.L. Bioquímica do exercício e do Treinamento. Editora Manole. 2000. p. 89-115.
McArdle, W.D.; Katch, F.I.; Katch, V.L. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 6ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2008. p. 19-30.
Negrão, C.E.; Barreto, A.C.P. Cardiologia do exercício – Do atleta ao cardiopata. Editora: Manole. 1ª edição. 2005. p. 213-230.
Prado, E.S.; Dantas, E.H.M. Efeitos dos exercícios físicos aeróbios e de força nas lipoproteinas HDL, LDL e lipoproteína (a). Arquivo Brasileiro de Cardiologia. Vol. 79. Num. 4. 2002. p. 429-433.
Santos, M.C.S.; e colaboradores. Influência do uso de contraceptivos orais nos níveis lipídicos e nas respostas cardiorrespiratórias de mulheres saudáveis e sedentárias. Rev. bras. fisioter., Vol. 12. Num. 3. Junho 2008. p. 188-194.
Simão, R. Fisiologia e Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais. 3ª ed. Rio de Janeiro. Phorte editora. 2007. p. 60.
Wilmore, J.H.; Costill, D.L. Fisiologia do esporte e do exercício. 2ª ed. Editora Manole. 2001. p. 638 – 653.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).