Conhecimentos dos clientes de uma loja de suplementos alimentares sobre a alimentação saudável e fatores associados
Resumo
Objetivo: Avaliar conhecimento dos clientes de uma loja de suplementos alimentares sobre alimentação saudável e fatores associados. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo do tipo analítico, transversal, com abordagem quantitativa. Este estudo foi realizado em uma loja que comercializa suplementos alimentares na cidade Montes Claros-MG. Participaram 61 clientes selecionados por conveniência e de forma intencional, que aceitaram responder aos questionários, que apresentaram idade superior a 18 anos. Foram aplicados questionários que avaliavam as características sociodemográficas e econômicas, hábitos de vida, nível de atividade física, tabagismo, etilismo, tratamento para perder peso e índice de Massa Corporal. Para avaliar o conhecimento acerca da alimentação saudável e o uso de suplementos alimentares, os indivíduos responderam a um questionário adaptado de Zamin e Schimanoski (2010). Resultados: Com relação ao conhecimento sobre alimentação saudável, 91,8% dos entrevistados afirmaram ter conhecimento muito bom/suficiente sobre esta prática e 60,7% acreditam que a alimentação saudável é indispensável na prática de atividade física. Houve associação significativa entre o conhecimento sobre alimentação saudável com as variáveis: escolaridade (p=0,023), número de refeições diárias (p=0,020), conhecimento sobre suplementos alimentares (p=0,003) e prática de atividade física (p= 0,028). Conclusão: Conclui-se que pessoas tem buscado cada vez mais conhecimento sobre a alimentação saudável para suprir suas necessidades alimentares e que fatores como nível de escolaridade, número de refeições diárias, conhecimento sobre o sobre suplementos alimentares e prática de atividade física, são fatores que se associam ao conhecimento sobre alimentação saudável dessa população.
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