Avaliação do consumo de suplementos nutricionais em academias da zona sul de Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Amanda Hallak Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Esportiva da Universidade Gama Filho - UGF
  • Sabrina Fabrini Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Esportiva da Universidade Gama Filho - UGF
  • Maria do Carmo Gouveia Peluzio Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa - MG
Palavras-chave: Nutrição, Suplementos nutricionais, Academias, Musculação

Resumo

Apesar das controvérsias os suplementos estão cada vez mais sendo utilizados por praticantes de atividade física, particularmente por freqüentadores de academias. Com o objetivo de avaliar o consumo de suplementos por parte dos freqüentadores de academias situadas na zona sul da cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais, foi estudada uma amostra de 159 praticantes de atividade física. Verificou-se que 81,2% da população estuda-da usava algum tipo de Suplemento Nutricional. Aminoácidos ou concentrados protéicos foram os mais consumidos (37,1%) seguidos de Creatina (28.6%) e Bebidas carboidratadas (12,8%). Entre os 129 partici-pantes da pesquisa que consomem pelo menos um tipo de suplemento 63,2% (n= 36) são de gênero masculino e 36,8% (n= 21) do gênero feminino. A atividade física mais praticada entre os consumidores de suplemento foi a musculação (72 %), seguida de outras atividades aeróbicas (28%). A grande maioria dos entrevistados, 92%, são adultos jovens, residem em Belo Horizonte e cursam ou concluíram o terceiro grau. Diante do elevado consumo e dos diversificados suplementos nutricionais disponíveis no mercado, é extremamente preocupante sob o ponto de vista nutricional o esclarecimento sobre as conseqüências do uso indiscriminado dessas substâncias bem como a real necessidade de regulamentações mais rigorosas para comercialização de tais produtos, não no que diz respeito a sua prescrição como também no que diz respeito a sua eficiência e segurança.

Referências

Bion, Francisca Martins; Antunes, Norma Lúcia Marinho A.; Pessoa, Débora Catarine N.P.; Medeiros, Maria do Carmo; Albuquerque, Carolina Domingues P. B. Praticantes de exercício físico em academias do recife: Perfil alimentar e consumo de suplementos nutricionais. Nutrição Brasil, set./out.2003, n. 05, p. 265-271.

Lollo, Pablo Christiano B.; Tavares, Maria da Conceição G Cunha F. Tavares. Perfil dos consumidores de suplementos dietéticos nas academias de ginástica de Campinas. http://www.efdeportes.com. Acesso em: 02 nov 2004.

Pereira, Raquel Franzini, Lajolo, Franco Maria e Hirschbruch, Márcia Daskal. Consumo de suplementos por alunos de academias de ginástica em São Paulo. Rev. Nutr., jul./set. 2003, v. 16, n. 03, p. 263-272.

Rocha, Luciene Perreira; Pereira, Maria Vanessa Lott. Consumo de Suplementos Nutricionais por praticantes de exercícios físicos em academias. Rev. Nutr., jan./jun.1998, vol. 11, n. 01, p. 76-82.

Santos, Karina Maria Olbrich dos e Barros Filho, Antonio de Azevedo. Consumo de produtos vitamínicos entre universitários de São Paulo, SP. Rev. Saúde Pública, abr.2002, vol. 36, n.02, p. 250-253. (a)

Santos, Karina Maria Olbrich dos Santos; Barros Filho, Antonio de Azevedo. Fontes de informação sobre nutrição e saúde utilizadas por estudantes de uma universidade privada de São Paulo. Revista de Nutrição, Campinas, SP. Rev. Nutr., mai/ago.2002, vol. 15, n. 02, p. 313-321. (b)

Williams, Melvin. Suplementos Dietéticos e Desempenho Esportivo: Introdução e Vitaminas. Nutrição em Pauta, jan./fev. 2004, n.64, p.56-61.

Publicado
2012-01-05
Como Citar
Hallak, A., Fabrini, S., & Peluzio, M. do C. G. (2012). Avaliação do consumo de suplementos nutricionais em academias da zona sul de Belo Horizonte, MG, Brasil. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 1(2). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/18
Seção
Artigos Científicos - Original