Influenciadores digitais na autoestima e hábitos alimentares de mulheres adultas
Resumo
Introdução: objetivou identificar as consequências desencadeadas pelos influenciadores digitais na autoestima de mulheres adultas. Materiais e Métodos: foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa e transversal. Compuseram a amostra 135 mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, todas usuárias de redes sociais e seguidoras de influenciadores digitais. Na avaliação da autoestima foi utilizada a Escala de Autoestima de Rosenberg, como também um questionário semiestruturado com perguntas sobre tipos dieta, quais perfis costumam seguir e tempo nas redes sociais. Resultados: os resultados demonstraram que a maioria (48,9%) das participantes apresentaram autoestima média, e uma grande parte das pesquisadas (54,1%) informaram não seguir nenhum tipo de dieta. Discussão e conclusão: Parece existir uma influência dos influenciadores digitais na percepção da própria imagem e, consequentemente, na autoestima das mulheres avaliadas.
Referências
-Almeida, M.I.S.; Coelho, R.L.F. Camilo-Junior, C.G.; Godoy, R.M.F. Quem lidera sua opinião? Influência dos Formadores de Opinião Digitais no Engajamento. Revista de Administração Contemporânea. Vol.22. Num.1. 2018. p.115-137. doi: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170028.
-Barros, Y. I. B. Imagem corporal e a influência da mídia na construção do corpo feminino. 2019. Disponível em: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/945.
-Brunelli, P. B.; Souza Amaral, S. C.; Silva, P. A. I. F. Autoestima alimentada por likes: uma análise sobre a influência da indústria cultural na busca pela beleza e o protagonismo da imagem nas redes sociais. Revista Philologus. Vol.25. Num.73. 2019. p.226-36.
-Copetti, A. V. S.; Quiroga, C. V. A influência da mídia nos transtornos alimentares e na autoimagem em adolescentes. Revista de Psicologia da IMED. Vol.10. Num.2. 2018. p.161-177. DOI: https://dx.doi.org/10.18256/21755027.2018.v10i2.2664
-Costa, M. L.; Souza Araújo, D. F.; Cassiano, M. H.; Oliveira Figueirêdo, H. A.; Lima Oliveira, V. T.; Barbosa, I. R.; Cristo, F. H. V. Associação entre o uso de mídias sociais e comportamento alimentar, percepção e checagem corporal. Brazilian Journal of Health Review. Vol.2. Num.6. 2019. p.5898-5914. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n6-084
-Fernandes, M.M.J.; Alves, C.P.; Santos, M.C.L.; Mota, E.M.; Fernandes, A.F.C. Autoestima de mulheres mastectomizadas aplicação da escala de rosenberg. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. Vol.14. Num.1. 2013. p.101-108.
-Filgueiras, N. L. O crescimento e valorização do mercado de estética no Brasil. TCC. 2019. Disponível em: http://pensaracademico.facig.edu.br/index.php/repositoriotcc/article/view/1009.
-Grassi, C. F.; Moser, I. I.; Filippin, L. I. A influência da mídia sobre as mulheres em busca de um corpo perfeito. SEFIC 2018. Disponível em: https://anais.unilasalle.edu.br/index.php/sefic2018/article/viewFile/917/861.
-Jacob, H. Redes sociais, mulheres e corpo: um estudo da linguagem fitness na rede social Instagram. Revista Communicare. Vol.14, Num.1. 2014. p.88-105.
-Lira, A. G.; Ganen, A. D. P.; Lodi, A. S.; Alvarenga, M. D. S. Uso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Vol.66. Num.3. 2017. p.164-171. DOI: 10.1590/0047-2085000000166.
-Martins, R. D. S. G.; Ferreira, Z. A. B. A importância dos procedimentos estéticos na autoestima da mulher. Revista de Psicologia. Vol.14. Num.53. 2020. p.442-453. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2807
-Meyer, D.; Goulart, G. Avaliação da autoestima das mulheres que realizam procedimentos estéticos nas Clínicas Escolas da Unisul-Pedra Branca. Tecnologia em Cosmetologia e Estética. 2019. Disponível em: http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/7600
-Pinheiro, T.; Piovezan, N.; Batista, H.; Muner, L. Relação dos procedimentos estéticos com satisfação da autoimagem corporal e autoestima de mulheres. Revista Cathedral. Vol.2. Num.1. 2020. p.1-31.
-Silva, A. V.; Pinto, F. S.; Silva, M. L. B.; Teixeira, J. F. A Influência do Instagram no cotidiano: Possíveis Impactos do Aplicativo em seus usuários. 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2019/resumos/R67-0490-1.pdf
-Souza, A. A. D.; Bezerra, O. M. D. P. A.; Bonomo, E.; Silva, C. A. M. D. Atuação de nutricionistas responsáveis técnicos pela alimentação escolar de municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. Ciência & Saúde Coletiva. Vol.22. Num.2. 2017. p.593-606. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232017222.12272016.
Copyright (c) 2023 Wellington Danilo Soares, Fata Morgana Gonzalez Aguiar de Souza, Fernanda Jakeline Rodrigues Veloso, Priscilla Duarte Soares Corrêa, André Fabricio Pereira da Cruz, Katia Pina Sepulveda Hott
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).