Uso de suplementos alimentares por frequentadores de academia em Brasília

  • Isabela Correa Zago Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Bases da Nutrição Esportiva. Graduação em Nutrição Clí­nica pelo Centro Universitário de Brasí­lia
  • Isabella Reis Praça Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Bases da Nutrição Esportiva. Graduação em Nutrição Clí­nica pelo Centro Universitário de Brasí­lia
  • Jefson Flávio Machado Lessa Júnior Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Bases da Nutrição Esportiva. Graduação em Nutrição Clí­nica pelo Centro Universitário de Brasí­lia
  • Rafaela Liberali Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Bases da Nutrição Esportiva
Palavras-chave: Academia, Nutrição esportiva, Adolescentes, Prática de atividade física, Suplementos alimentares

Resumo

Atualmente, em Brasília, existe um grande número de adolescentes praticantes de atividade física em busca pelo corpo perfeito, muito além da preocupação com a própria saúde. O uso de suplementos alimentares por este público vem aumentando drasticamente e muitas vezes sem orientação adequada por influência de amigose da mídia. Verificou-se dessa forma, a necessidade de investigar a utilização de suplementos, bem como os profissionais que os indicam. A população total foi composta por 20 adolescentes de ambos os gêneroscom faixa etária entre 15 e 19 anos, alunos de uma academia de Brasília. Os alunos foram entrevistados com questionários que continham questões pertinentes ao estudo. De todo o grupo abordado, 7 mulheres e 4 homens (55%) não fazem uso de suplementos. Dos 9 homens que utilizam algum tipo de suplemento, 3 (33,33%) fazem uso de suplementação com orientação de nutricionista, 4 (44,44%) fazem uso de suplementos com orientação de amigos e 2 (22,22%) fazem uso de suplementos com orientação de educadores físicos. Pelos dados obtidos foi possível notar a semelhança com outros trabalhos encontrados na literatura, fazendo-se necessários novos estudos sobre o uso desses produtos, ressaltando a importância de um acompanhamento por profissionais habilitados, garantindo assim a segurança e melhores resultados dos usuários.

Referências

-Araújo, A.C.M.; Soares, Y.N.G. Perfil de Utilização de Repositores Protéicos nas Academias de Belém, Pará. Revista de Nutrição. Campinas. Vol. 12. Num.1. jan./ abr.1999.p. 81-89.

-Hallak,A.; Fabrini, S.; Peluzio, M.C.G. Avaliação do consumo de suplementos nutricionais em academias da zona sul de Belo Horizonte, MG, Brasil. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. Vol. 1. Num. 2. Mar/Abr, 2007. p. 55-60.

-Krause, M. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 11º edição,2005.

-Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis: (s.n.), 2008.

-Mcardle, W.D.; Katch, F.I.; Katch, V.L. Nutrição para o desporto e o exercício. Rio de Janeiro. Guanabara-Koogan. 2001.

-Pereira. A.; e colaboradores. Consumo de Suplementos por alunos de academias de ginástica em São Paulo. Revista de Nutrição, Campinas. Vol. 16. Num. 3. jul/set., 2003. p. 265-272.

-Pereira, I.C.; Souza, I.R.D.; Lisboa, M.F. Perfil Alimentar de Praticantes de Musculação na Maturidade. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. Vol. 1. Num. 1. Jan/Fev, 2007.p. 54-59.

-Pereira, R.F.; Lajolo, F.M.; Hirschbruch, M.D. Consumo de suplementos por alunos de academias de ginástica em São Paulo. Revista de Nutrição. Campinas. Vol. 16. Num. 3. 2003. p. 265-272.

Publicado
2012-03-14
Como Citar
Zago, I. C., Praça, I. R., Lessa Júnior, J. F. M., & Liberali, R. (2012). Uso de suplementos alimentares por frequentadores de academia em Brasília. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 4(24). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/221
Seção
Artigos Científicos - Original