Estudo de caso: acompanhamento nutricional de indivíduo portador de infarto agudo do miocárdio devido uso de anabolizantes injetáveis
Resumo
Foi realizado acompanhamento nutricional com paciente adulto internado com um quadro de Infarto Agudo de Miocárdio, em vigência do uso de anabolizantes injetáveis. O objetivo deste trabalho foi contribuir por meio tratamento dietoterápico individualizado, a fim de auxiliar na recuperação do estado nutricional do paciente e promover maior qualidade de vida para o mesmo. Para isso, foi coletada a história dietética foi conhecida através de entrevista realizada ao próprio paciente durante todo o período de internação, através de recordatório 24 horas ehistórico dos hábitos alimentares. Também, foi realizada avaliação subjetiva global, antropometria e análise dos exames bioquímicos para a determinação do diagnóstico nutricional e estabelecimento das necessidades nutricionais. Foi realizada adequação na dieta hospitalar para melhor aceitação do paciente e feita sugestão de suplemento hipercalórico objetivando evitar a depleção muscular e atingir a necessidade energético-proteica do paciente. Houve melhora da aceitação dos alimentos fornecidos e aumento doapetite pelo paciente, justificando-se desta forma a importância de um acompanhamento nutricional contínuo, visto que, após orientações nutricionais quanto à importância da alimentação para manutenção e/ou melhora do tratamento, o mesmo recebeu alta hospitalar com evolução satisfatória.
Referências
-Avezum, A.; e colaboradores. III Diretriz sobre tratamento do infarto agudo do miocárdio. Arq. Bras. Cardiol. Vol. 83. Suppl. 4. p. 1-86. 2004.
-Eye, G. V. Infarto:o ataque do coração. ABC da saúde, 2008. Disponível em: <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?300> Acessado em 18/06/2012.
-Frisancho, A. R. Anthropometric standards for the assessment of growth and nutritional status. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1990.
-Filho, G. S. F.; Feitosa, L. F. Síndromes coronárias agudas sem supradesnível st. Treinamento Integrado em Medicina de Emergência.2012. Disponível em: <http://www.projetotime.com.br> Acessado em 18/06/2012.
-Grosseli, M. Esteróides anabolizantes e os efeitos adversos sobre o sistema cardiovascular: uma revisão bibliográfica. Universidade do Estado de Santa Catarina. UDESC. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis. 2009.
-Iiart, J. A. B.; Andrade, T. M. Musculação, uso de esteróides anabolizantes e percepção de risco entre jovens fisiculturistas de um bairro popular de Salvador, Bahia, Brasil. Caderno de Saúde Pública. Rio de Janeiro. 2002.
-Lameu, E. B.; e colaboradores. Catabolismo Muscular nos Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio. Revista da SOCERJ. Rio de Janeiro. 2005.
-Lee, R. D. Nutritional assessment. 2ªedição. New York. Mcgram-Hill. p. 289-229.1996.
-Lipschitz,D.A. Screening for nutritional status in the elderly. Primary Care. Vol. 21. Núm. 1. p. 55-67. 1994.
-Machado, A. G.; Ribeiro, P. C. P. Anabolizantes e seus riscos. Adolescência & Saúde. Vol. 1. Núm. 4. 2004.
-Martins, C. Avaliação do estado nutricional e diagnóstico. Curitiba. Paraná. Nutriclínica. Vol. 1. 2008.
-Oliveira, e colaboradores. Infarto Agudo do Miocárdio após Uso de Anfepramona. Revista Brasileira de Cardiologia. Rio de Janeiro. 2010.
-Peluzo, M.A.M.; e colaboradores. Alterações psiquiátricas associadas ao uso de anabolizantes. Rev. Psiquiatr. Clín. Vol. 27. Núm. 4. p.229-36. 2000.
-Pereira, J. M. O.; Cabral, P. Avaliação dos conhecimentos básicos sobre nutrição de praticantes de musculação em uma academia da cidades de Recife. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol.1. Núm.1. p.40-47. 2007.
-Rique, A. B. R. Nutrição e exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares. Revista Brasileira de Medicina e Esporte. Vol. 8. Núm. 6. 2002.
-Santos, H. S.; Cruz, W. M. S. A terapia nutricional com vitaminas antioxidantes e o tratamento quimioterápico oncológico. Revista Brasileira de Cancerologia. Vol. 47. Núm. 3. p. 303-08. 2001.
-Silva, P. R. P. Esteróides anabolizantes no esporte. Revista Brasileira Medicina e Esporte. Vol. 8. Núm. 6. 2002.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).