Percepção nutricional de praticantes de musculação em uma academia

  • Priscila Scoppel Pós-Graduanda em Nutrição Aplicada ao Treinamento Esportivo pela Unochapecó, Nutricionista pela Unoesc, Santa Catarina
  • Daiana Kumpel Orientadora e Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Pós-Graduada em Tecnologia e Controle de Qualidade em Alimentos pela UPF, Nutricionista, graduada pela Universidade de Cruz, Santa Catarina
Palavras-chave: Musculação, Conhecimento, Nutrição

Resumo

A prática de atividade física principalmente em academias vem se intensificando e cada vez mais busca-se recursos para a melhora corporal, seja através da suplementação ou de um planejamento alimentar equilibrado. Sendo assim, o objetivo desse estudo é verificar o conhecimento que praticantes de musculação tem sobre nutrição. O estudo caracterizou-se como transversal, de natureza descritiva, a amostra foi composta por todos os praticantes de musculação, de ambos os sexos, idade superior ou igual a 20 anos, em uma academia localizada no interior de Vargem Bonita –Santa Catarina. Utilizou-se um questionário auto aplicável para abordagem individual dos participantes, composto de 09 questões abordando tópicos na área de alimentação e nutrição, tais como variáveis sócio-demográficas: sexo, idade e escolaridade, e variáveis específicas, como consumo hídrico, alimentação pré-treino e pós-treino e uso de suplementos. Os dados coletados foram tratados com estatística descritiva na forma de percentual (%). Os resultados indicam maior prevalência do sexo masculino (52%), faixa etária dos 20 a 30 anos (72%), praticam musculação pela melhor qualidade de vida (56,5%). Poucos fazem uso de suplementos (13%), porém acreditam que a alimentação antes do treino deve conter carboidratos (65,2%), e posterior ao treino proteína (69,6). Concluiu-se que os participantes estão preocupados com os assuntos abordados nesta pesquisa, porém há pouca orientação, necessitando de profissional nutricionista juntamente ao educador físico.

Referências

-Adan, B.; e colaboradores. Conhecimento nutricional de praticantes de musculação de uma academia da cidade de São Paulo. Brazilian Journal of Sports Nutrition. Vol. 2. Núm. 2. p. 24-36. 2013.

-Baptista, A. P.; Pandini, E. V. Distúrbios alimentares em frequentadores de academias. Revista Digital. Buenos Aires. Ano10. Núm. 82. 2005.

-Dumith, S. C.; Domingues, Marlos, R.; Gigante, D.P. Epidemiologia das atividades físicas praticadas no tempo de lazer por adultos do Sul do Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia. Vol. 12. Núm. 4. p. 646-658. 2009.

-Jesus, E. V.; Silva, M. D B. Suplemento Alimentar como recurso ergogenico por praticantes de musculação em academias. ANAIS do III encontro de Educação Física e áreas afins. 2008.

-Marcelino, N. C. Academias de ginástica como opção de lazer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 11. Núm. 2. p. 49-54. 2003.

-Medina, V. B.; e colaboradores. Autopercepção corporal, perfil nutricional e nível de atividade física dos profissionais de educação física que atuam em um clube no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. Vol. 10. Núm. 33. 2012.

-Moreira, C. A. M.; e colaboradores. Hidratação durante o exercício. A sede é suficiente? Revista Brasileira de Medicina e Esporte. Vol. 12. Núm. 6. 2006.

-Oliveira, E. R. M.; Torres, Z. M. C.; Vieira, R. C. S. Importância dada aos nutricionistas na prática do exercício físico pelos praticantes de musculação em academias de Maceió-AL. Revista Brasileia de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 2. Núm. 11. p. 381-389. 2008.

-Oliveira, P. P. N.; Borges, L. R. Consumo de suplementos alimentares por praticantes de musculação em academias de uma cidade do sul do Brasil. XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. 2013.

-Pereira, J. M. O.; Cabral, P. Avaliação dos conhecimentos básicos sobre nutrição de praticantes de musculação em uma academia da cidade de Recife. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 1. Núm. 1. p. 40-47. 2007.

-Quintão, D. F.; e colaboradores. Estado nutricional e perfil alimentar de atletas de futsal de diferentes cidades do interior de Minas Gerais. Revista Brasileira de Futebol. p. 10-20. 2009.

-Silva, A. L.; Miranda, G. D. F.; Liberali, R. A influência dos carboidratos antes, durante e após-treino de alta intensidade. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 2. Núm. 10. p. 211-224. 2008.

-Silva, S.M.; Chemin, S.; Mura, J. P. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapía. Roca. p. 475.2007.

-Sehnem, R. C.; Soares, B. M. Avaliação nutricional de praticantes de musculação em academias de municípios do centro-sul do Paraná. Disponível em: http://www.unicentro.br/graduacao/denut/documentos/tcc/2011/02.pdf. Acesso em: 20/02/2013.

Publicado
2015-01-31
Como Citar
Scoppel, P., & Kumpel, D. (2015). Percepção nutricional de praticantes de musculação em uma academia. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 8(48), 385-391. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/488
Seção
Artigos Científicos - Original