Prevalência de uso dos suplementos nutricionais em praticantes de atividade fí­sica de diferentes modalidades

  • Camila Serro Vargas Nutricionista, pós-graduanda em Nutrição Clí­nica e Esportiva, Santa Maria/RS
  • Renise Haesbaert Fernandes Nutricionista, pós-graduanda em Nutrição Clí­nica e Esportiva, Santa Maria/RS
  • Raquel Lupion Nutricionista, mestre em Ciências do Movimento Humano, professora da Pós-graduação em Nutrição Clí­nica e Esportiva
Palavras-chave: Suplemento, Prevalência de uso, Exercício físico

Resumo

Diante do elevado consumo e dos diversificados suplementos nutricionais disponíveis no mercado, é extremamente importante, sob o ponto de vista nutricional, o esclarecimento sobre as consequências do uso indiscriminado dessas substâncias. O presente estudou buscou verificar a prevalência do uso dos suplementos nutricionais em grupos de diversas modalidades bem como avaliar as fontes de indicação e as justificativas mais relatadas pelos frequentadores de academia. Foram entrevistados 31 indivíduos de ambos os gêneroscom média de idade de 28,19 anos praticantes de atividade física de três academias da cidade de Santa Maria-RS. Os entrevistados responderam um questionário elaborado pelas autoras, composto por 15 perguntas fechadas. Nesse estudo, encontramos 61,29% dos entrevistados pratica musculação como atividade principal, 16,13% pratica musculação e corrida seguida de corrida 9,67%, crossfit6,45% e spininge aeroboxe ambos com 3,22%. Os suplementos mais utilizados (51,61%) foram os ricos em proteínas (ex: whey protein, albumina, barras de proteínas...). Quanto à indicação de uso dos suplementos, 41,93% foi à iniciativa própria, ou seja, a auto prescrição, seguida da indicação pelos professores de educação física/personal trainner (9,67%). Vale ressaltar, que a maioria das instituições de ensino que oferecem o curso de Educação Física não disponibilizam em sua grade curricular disciplinas sobre Nutrição esportiva, o que desautoriza os educadores físicos a prescreveram dietas e suplementos para seus alunos. É necessário a realização de mais trabalhos para identificar, com maior precisão, o consumo desses produtos por praticantes de atividade física.

Referências

-Alvares, T.S.; Meirelles, C.M.; Efeitos da suplementação de b-hidroxi-b-metilbutirato sobre a força e a hipertrofia. Revista de Nutrição. Vol. 21. Núm. 1. p. 49-61. 2008.

-Araújo, A.C.M.; Soares, Y.N.G. Perfil de utilização de repositores protéicos nas academias de Belém, Pará. Revista de Nutrição. Vol. 12. Núm. 1. 1999.

-CFN. Resolução CFN No 390/2006. Regulamenta a prescrição dietética de suplementos nutricionais pelos nutricionistas e dá outras providências. Disponível em:< http://www.cfn.org.br/novosite/pdf/res/2006/res390.pdf> acesso em 01/10/2014.

-De Lira, C.A. B.; Vancini, R.L.; Da Silva ,A.C.; Nouailhetas, V.L. A. Efeitos do exercício físico sobre o trato gastrintestinal. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 14. Núm. 1. p. 64-67. 2008.

-Goston, J. L.; Mendes, L. L. Perfil Nutricional de Praticantes de Corrida de Rua de um Clube Esportivo da Cidade de Belo Horizonte, MG, Brasil. Revista Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Vol.17. Núm.1. p. 13-17. 2011.

-Hallak, A.; Fabrini, S.; Peluzio, M.C.G. Avaliação do consumo de suplementos nutricionais em academias da zona sul de Belo Horizonte-MG, Brasil, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 1. Núm. 2. p. 55-60. 2007. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/18/17>

-Haraguchi, F.Q.; Areu, W.C.; De Paula, H. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Revista de Nutrição. Núm.19. p. 479-488. 2006.

-Maughan, R. J.; Depiesse, F.; Geyer, H. The use of dietary supplements by athletes.Journal of Sports Sciences. Vol. 25. Núm. 1. p. S103-S113. 2007.

-Pereira, R.F.; Lajolo, F.M.; Hirschbruch, M.D.; Consumo de suplementos por alunos de academias de ginástica em São Paulo. Revista Nutrição. Campinas. Vol.16. Núm. 3. p. 265-272. 2003.

-Pereira, J.M.O.; Cabral, P. Avaliação dos conhecimentos básicos sobre nutrição de praticantes de musculação em uma academia da cidade de Recife, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 1. Núm. 1. p. 40-47. 2007. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/5/5>

-Pinho, S.T.; Kuotani, G.K; Consumo de suplementos alimentares por adolescentes e adultos praticantes de exercícios físicos de uma academia de Porto Velho-RO. TCC. Departamento de Educação Física (UNIR). Área de Concentração: Atividade Física e Saúde. 2012.

-Williams, M. Suplementos dietéticos e desempenho esportivo: Introdução e Vitaminas. Nutrição em Pauta. Núm. 64. p. 56-61. 2004.

Publicado
2015-09-01
Como Citar
Vargas, C. S., Fernandes, R. H., & Lupion, R. (2015). Prevalência de uso dos suplementos nutricionais em praticantes de atividade fí­sica de diferentes modalidades. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 9(52), 342-347. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/551
Seção
Artigos Científicos - Original