GRACIE, Rorion. A Dieta Gracie: o segredo dos campeões. São Paulo: Benvirá, 2012. Um ponto de partida para uma análise epistemológica da Ciência da Nutrição
Resumo
A família Gracie é mundialmente conhecida pelos seus feitos no mundo das artes marciais. Carlos e Hélio Gracie foram os precursores do jiu jitsu, uma arte marcial que se mostrou fundamental na composição do leque de armas necessárias a uma defesa pessoal eficiente. Contudo, o tema desta resenha não é propriamente o jiu jitsu, mas o modo peculiar de combinar alimentos que foi desenvolvido por Carlos Gracie, o qual posteriormente foi batizado de "Dieta Gracie". Rorion Gracie, que foi o principal idealizador do Ultimate Fighting Championship (UFC), competição de artes marciais em que praticantes de artes marciais diferentes se enfrentam a fim de comprovar a eficiência de suas respectivas técnicas, publicou no Brasil em 2012 o livro "A Dieta Gracie". Segundo Rorion, Carlos Gracie, que não era médico, desenvolveu os princípios da Dieta estudando livros de especialistas no assunto e realizando experiências com seus próprios familiares.
Referências
-Canguilhem, G. Estudos de História e de Filosofia das Ciências: concernentes aos vivos e à vida, trad. Abner Chiquieri. Rio de Janeiro. Forense. 2012.
-Deutsch, D. A essência da realidade, trad. Brasil Ramos Fernandes. São Paulo. Makron. 2000.
-Feyerabend, P. Adeus à Razão, trad. Vera Joscelyne. São Paulo: Editora. Unesp.2010.
-Grant, D.; Joice, J. A combinação dos alimentos, trad. Magno Dado nas. São Paulo. Ground. 1994.
-Horgan, J. A mente desconhecida: por que a ciência não consegue replicar, medicar e explicar o cérebro humano, trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo. Companhia das Letras. 2002.
-Miller, D. Putting Science to Work. Disponível em: <http://www2.warwick.ac.uk/fac/soc/philosophy/people/associates/miller/oxdocs/science-tech.pdf>. Acessado em 13/02/2015 às 12:34.
-Popper, K. Conjecturas e Refutações: o desenvolvimento do conhecimento científico, trad. Benedita Bittencourt. Coimbra: Almedina, 2006.
-Popper, K. O realismo e o objectivo da ciência, trad. Nuno Ferreira da Fonseca. Lisboa: Dom Quixote. 1987.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).