Avaliação nutricional de praticantes de musculação de uma academia do Centro de Criciúma-SC

  • Diego Borges Cipriano Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Fabiane Maciel Fabris Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Palavras-chave: Consumo alimentar, Suplementos Nutricionais, Hipertrofia

Resumo

A musculação é uma modalidade praticada por indivíduos de ambos os sexos, com idades variadas e com diferentes objetivos, entre eles se destaca a hipertrofia muscular. A busca por esse modelo de corpo desejado envolve muitas mudanças no cotidiano de quem tem esse objetivo, a principal delas é a alimentação que precisa ser ajustada. O objetivo do estudo foi verificar os hábitos alimentares e o consumo de suplementos por praticantes de musculação que visam hipertrofia, e de onde os mesmos obtêm as informaçõessobre as orientações nutricionais recomendadas. A amostra do estudo foi composta por 35 praticantes de musculação de uma academia do centro de Criciúma, com idade entre 18 e 50 anos, de ambos os sexos, que praticam a modalidade de musculação. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário de frequência de consumo alimentar (QFCA), onde a este foram acrescentadas questões referentes a prescrição de dietas e ao consumo de suplementos alimentares. Verificou-se no estudo que apesar do cuidado pela maioria dos praticantes com o excesso de gorduras e açúcares, a ingestão de frutas, verduras e hortaliças se encontram pobres. O consumo de suplementos foi muito elevado se comparado a outros estudos recentes, dentre eles o Whey Protein foi o que mais se destacou. Por fim, concluiu-se que a forma mais adequada para se chegar ao objetivo desejado é a procura de um profissional habilitado, pois só ele poderá adequar a quantidade de nutrientes necessária para cada indivíduo.

Referências

-Biesek, S.; Alves, L. A.; Guerra, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Manole. 2005.

-Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. 2ªedição. Brasília. Ministério da Saúde. 2014.

-Carvalho, T. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Suplemento. Rev Bras Med Esporte. Vol. 15. Num. 2. 2009.

-Constante, F. S.; Alexandre, L. Consumo de suplementos por adolescentes do sexo feminino que frequentam academias de Criciúma-SC. TCC de Especialização. Curso de Nutrição. Universidade do Extremo Sul Catarinense-Unesc. Criciúma. 2014.

-Gomes, F. S.; Smolarek, A. C.; Junior, T. P. S. Considerações sobre a oxidação lipídica e suas limitações: o possível papel do fracionamento de carboidratos. Cinergis. Vol. 12. Num. 2. 2011. p. 21-28.

-Guimarães Neto, M. W. Musculação: Anabolismo Total. 8ªedição. Phorte. 2009.

-Maesta, N.; Cyrino, E. S.; Angeleli, A. Y.; Outa; B., R. C. Efeito da Oferta Dietética de Proteína Sobre o Ganho Muscular, Balanço Nitrogenado e Cinética da 15N-Glicina de Atletas em Treinamento de Musculação. Rev Bras Med Esporte. Vol. 14. Núm. 3. 2008.

-Mcardle, W. D.; Katch, F. I.; Katch, V. L. Nutrição: para o desporto e exercício. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2001.

-Tirapegui, J. Nutrição, metabolismo e suplementação na atividade física. São Paulo. Ateneu. 2005.

-Teixeira, P. D. S.; Reis, B. Z.; Vieira, D. A. S.; Costa, D.; Costa, J. O.; Raposo, O. F. F.; Wartha, E. R. S. A.; Netto, R. S. M. Intervenção nutricional educativa como ferramenta eficaz para mudança de hábitos alimentares e peso corporal entre praticantes de atividade física. Revista Ciência e saúde coletiva. Vol. 8. Num. 30. p. 347-356. 2013.

-Uchoas, G. D. S.; Pires, C. R.; Marin, T. Hábitos alimentares de frequentadores de academias em Apucarana-PR. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 5. Num. 30. p. 530-540. 2011. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/363/342>

Publicado
2016-08-02
Como Citar
Cipriano, D. B., & Fabris, F. M. (2016). Avaliação nutricional de praticantes de musculação de uma academia do Centro de Criciúma-SC. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 10(58), 402-407. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/657
Seção
Artigos Científicos - Original