Perfil alimentar de praticantes de musculação na maturidade
Resumo
A musculação é uma atividade física ainda pouco praticada nas academias por alunos da maturidade, sendo considerado um “exercício exaustivo” para iniciantes com idade superior a 45 anos. O estudo realizado com mulheres (sexo predominante, de faixa etária entre 50 e 60 anos), através de questionários e anamnese nutricional e freqüência de consumo alimentar, objetivou avaliar a qualidade da alimentação concomitante à prática do exercício de força, considerando o processo natural de envelhecimento, e, conseqüentemente, incentivar pesquisas nesta área para que sejam criados projetos de melhoria de qualidade de vida por profissionais nutricionistas, através de uma alimentação balanceada e adequada às necessidades fisiológicas para praticantes de musculação na maturidade. É interessante que haja um crescimento no índice de adultos com idade superior a 50 anos nas academias de musculação, sob orientação nutricional, no pré e pós-exercício de força, promovendo a saúde e qualidade de vida.
Referências
Araùjo, A.C.M.; Soares, Y.N.G. Perfil de Utilização de repositores protéicos nas academias de Belém, Pará. Rev. Nut 1999; 12(1):81-9.
Arnheim, D.D.; Prentice, W.E. Princípios de treinamento atlético. Rio de Janeiro: Guanabara & Koogan, 2002.
Cossenza, C.E.; Contursi, E.B. Manual do personal trainer. Rio de Janeiro. Sprint, 1998. Elbas, M.; Simão, R. Em busca do corpo. Ed Shape 1997.
Evans, W.J. Exercise training guidelines for the elderly. Medicine and science sports exercise, 21(1): 12-17, 1999.
Mazzeo, R.S.; Cavanagh. P.; Evans, W.J.; Fiatarone, M.; Hagberg, J.; Mcauley, E.; Startzell, J. Position stand on exercise and physical activity for older adults. Medicine and Science in sports and exercise 1998; 30(6): 992-1008.
Meirelles, C.; Morgana E.A. Atividade física na terceira idade: uma abordagem sistêmica. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
Pollock, M.L.; Evans, W.J. Resistance training for health and disease. Introduction. Medicine and science in sports exercise, 1998.
Verkhoshanski, I.V.; Oliveira, P.R. Preparação de força especial. Rio de Janeiro: Palestra Sport, 1995.
Zatsiorsky, V.M. Ciência e prática do treinamento de força. Guarulhos: Phorte Editora, 1999.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).