Conhecimento sobre suplementos alimentares e recursos ergogênicos em profissionais de Educação Física das academias da cidade de Ubá-MG
Resumo
Introdução: Os suplementos alimentares (SA) e os recursos ergogênicos (RE) são utilizados na tentativa de aumentar os resultados físicos nas academias e, na maioria das vezes, são prescritos pelos profissionais de educação física. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos profissionais formados em educação física, que atuam na área das academias, a respeito dos principais SA e RE. Materiais e Métodos: Foi feito um estudo descritivo, no qual foram avaliados 30 professores de educação física, de ambos os sexos. Utilizou-se um questionário semiestruturado e validado de 17 perguntas de múltipla escolha, em relação ao consumo de suplementos, à frequência em que são consumidos, por quem foram indicados, entre outras perguntas. A análise dos dados foi realizada através de uma estatística descritiva. Resultados: Dentre os avaliados, 93,3% disseram terem conhecimento sobre SA e RE; 50% admitiram ter obtido suas informações sobre SA e RE por um nutricionista; e 80% afirmaram que seu consumo pode ser necessário em certos momentos. Um total de 90% da amostra mencionou fazer uso ou ter conhecimento de alguém que já usou anabolizante. Conclusão: A maioria dos profissionais possui conhecimento sobre SA e RE, obteve suas informações através de um profissional da nutrição e conhece os riscos da utilização de anabolizantes.
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