Estado nutricional de escolares praticantes de Educação Fí­sica

  • Priscila Antunes Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Rogério da Cunha Voser Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Giovani dos Santos Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Miguel Ângelo Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Edson Soares da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Gabriel Alves Aimi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
Palavras-chave: Estado nutricional, Sedentarismo, Educação física, Escolares

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar o estado nutricional de alunos do ensino médio de duas escolas públicas do municí­pio de Porto Alegre/RS. Participaram do estudo 190escolares, 93 do sexo masculino e 97 do sexo feminino, sendo a média de idade dos sujeitos de 16 anos. As coletas foram realizadas durante as aulas de educação fí­sica. Foram verificados massa corporal em quilos e estatura em centí­metros, para posterior cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC). Os resultados foram analisados a partir de um cálculo diagnóstico, seguindo as tabelas de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2007). Para a comparação entre os sexos foram realizados os testes estatí­sticos Qui-quadrado e Test U de Mann Whitney no programa SPSS. 20.0. Os resultados identificaram que tanto os meninos quanto as meninas apresentaram, em sua maioria, o índice de massa corporal classificado como eutrófico. No entanto o percentual de sobrepeso e obesidade foi considerável (18% no sexo masculino e 20% no sexo feminino). Não houve diferença estatisticamente significativa entre os sexos. Assim sendo, os resultados obtidos na pesquisa permitiram concluir que o estado nutricional dos escolares apresentou um percentual preocupante de sobrepeso e obesidade, totalizando 20% da amostra geral.

Biografia do Autor

Priscila Antunes Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Possui graduação em Educação Fí­sica - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), graduação em Nutrição pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Especialização em Fisiologia do Exercí­cio e Nutrição Esportiva pela Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica (2013). Possui experiência na área de nutrição esportiva e clí­nica. Foi bolsista de Avaliação Fí­sica pelo Laboratório de Pesquisa do Exercí­cio - LAPEX/ESEF. Ex-membro do Programa de Educação Tutorial - PET Educação Fí­sica. Bolsista de iniciação científica na UFRGS, e atualmente mestranda do programa de pós graduação em ciências do movimento humano pela Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança - UFRGS.

Rogério da Cunha Voser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 2 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é professor do Programa de Pós Graduação e coordenador da Comissão de Graduação COMGRAD - ESEFID/UFRGS. É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

Giovani dos Santos Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Possui Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2004). Especialista em Fisiologia do Exercí­cio (UFRGS-2007). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2007), Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2011) e Pós-doutorando em Child Health & Exercise Medicine Program na McMaster University (2014). Atualmente é professor Adjunto II da Escola de Educação Fí­sica (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando como professor de Handebol, Futebol, Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo e Bases das Práticas Corporais-Esportes. Sua linha de investigação compreende Esporte e Saúde, Esporte e Performance, Metodologia do Ensino dos Esportes, focado em crianças e adolescentes. Paralelamente, participa de projetos de pesquisa sobre termorregulação, consumo máximo de oxigênio, força, arquitetura muscular, alometria. Tem experiência como professor de ensino superior ministrando as disciplinas de Fisiologia Aplicada ao Treinamento, Prescrição de Treinamento para Crianças e Adolescentes, Avaliação Fí­sica, Medidas e Avaliação. Atuou como professor de Educação Física Escolar no Instituto Federal Farroupilha (2012-2014). Revisor da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, International Journal of Sports Physiology and Performance, International Journal Sports Medicine e Journal of Sports Science. Tem trabalhado na formação de treinadores e preparadores físicos de esportes coletivos, entre eles o futsal, futebol, voleibol com ênfase em suas categorias de base. Possui experiência na área de Avaliação Fí­sica, com ênfase na avaliação Cineantropométrica de atletas de alto rendimento de esportes individuais e coletivos como o Handebol, Voleibol, Futebol, Futsal, Rugby, Basquetebol, Squash, Tênis, Remo, Ginástica, Judô, Kung Fu, Mixed Marcial Arts, Maratona, Natação, Ciclismo e Trialto no Centro Nacional de Excelência Esportiva(CENESP UFRGS - 2001-2011). Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK).

Miguel Ângelo Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação com ênfase em nutrição esportiva. Bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade e Bolsista BIC-UFRGS Iniciação Cientí­fica e Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

Edson Soares da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Graduando do curso de licenciatura em Educação Fí­sica, bolsista de iniciação cientí­fica do grupo de pesquisa Locomotion (Mecânica e Energética da Locomoção Terrestre) da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Têm experiencia com corrida.

Gabriel Alves Aimi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Possui graduação em Educação Fí­sica - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Durante a graduação trabalhou como bolsista de extensão nos seguintes projetos: Caminhada Orientada (2010,2011e 2012) e Projeto Esporte-Futsal como treinador da equipe de futsal da UFRGS (2013). Atleta de futsal desde pequeno, teve experiências como profissional na Itália.Trabalhou como professor nas colônias de férias do clube Associação Atlética Banco do Brasil (2013-2017). Atualmente cursa Educação Fí­sica - Licenciatura na mesma universidade (UFRGS).Trabalha desde 2014 como professor\treinador da Escolinha de Futsal do Colégio La Salle Dores, bem como é estagiário de coordenação de turno do mesmo colégio. Trabalha também como bolsista PIBID (subprojeto Educação Fí­sica) na Escola Estadual Presidente Roosevelt.

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Publicado
2018-07-02
Como Citar
Marques, P. A., Voser, R. da C., Cunha, G. dos S., Duarte, M. Ângelo, da Silva, E. S., & Aimi, G. A. (2018). Estado nutricional de escolares praticantes de Educação Fí­sica. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 12(71), 288-294. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1033
Seção
Artigos Científicos - Original