Correlação do limiar de lactato e limiar glicêmico em exercício de resistência muscular localizada com suplementação de maltodextrina em diferentes porcentagens
Resumo
Correlação do limiar de lactato e limiar glicêmico em exercício de resistência muscular localizada com suplementação de maltodextrina em diferentes porcentagensO objetivo desse estudo foi verificar o efeito ergogênico da suplementação com diferentes concentrações de maltodextrina (6%, 12% e 18%) e placebo no treinamento de resistência muscular localizada. Alem disso, correlacionar o lactato sanguíneo com a glicose circulante. Para tanto, foram selecionados 7 indivíduos do gênero masculino, fisicamente ativos. Os participantes foram submetidos a quatro exercícios prévios (supino reto, agachamento, pulley costas e mesa flexora), mensurando 1RM e repetições até a falha mecânica com 50, 60 e 70% de 1RM. Servindo para achar a carga adequada a 50% de 1RM nos maiores grupamentos musculares. O treinamento foi composto por quinze exercícios, “alternado por seguimento” com apenas uma série até a falha mecânica com 50% de 1RM, intervalo de noventas segundos entre séries. A cada cinco exercícios eram coletados: Lactato, glicemia capilar, dois testes controle (teste de supino em um minuto e salto horizontal) e a suplementação (150ml), a qual foi dividido em quatro momentos (600 ml) por sessão de treino. Conclusão, a ingestão de CHO foi capaz de atenuar os efeitos deletérios do treinamento de resistência muscular localizada nos testes controle, supino em um minuto, com 18% de CHO 33,67± 3,27, enquanto com PLC 29,60± 3,27 resultados em (média e desvio padrão), salto horizontal, carboidrato a 12% 192,92 ± 6,92, placebo 184,58 ± 17,95, agora com carboidrato 18% 180,83± 44,25, sendo a menor distancia mensurada. É necessário que seja realizado mais estudos invasivos correlacionando tais fatos
Referências
- Dantas, E.H.M. A Prática da Preparação Física 5ª ed. Rio de Janeiro. Shape, 2003. p. 345 - 358.
- Maughan, R.J.; Burke, L.M. Nutrição esportiva. 1a ed. Porto Alegre. Artmed. 2004.
- McArdle, W.D.; Katch, F.I.; Katch, V.L. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5a ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2003.
- Pereira, B.; Souza Junior, T. P. Metabolismo Celular e Exercício Físico: Aspectos Bioquímicos e Nutricionais. 2ª ed. São Paulo. Phorte. 2007. p. 113-128.
- Sapata, K.B.; Fayh, A.P.T.; Oliveira, A.R. Efeito do Consumo Prévio de Carboidrato Sobre a Resposta Glicêmica e Desempenho Sobre a Resposta Glicêmica e Desempenho. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Niterói. Vol. 12. Num. 4. Ago 2006. p. 189-194.
- Uchida, M.C.; Charro, M.A.; Bacurau, R.F.P.; Navarro, F.; Pontes Junior, F.L. Manual da Musculação: Uma Abordagem Teórico-Prática do Treinamento de Força. 3ª ed. São Paulo. Phorte. 2005. p. 185-192.
- Wilmore. J.H.; Costill. D.L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 2ª ed. São Paulo. Manole. 2001. p. 451-487.
- Wolinsky, I.; Hickson Junior, J.F. Nutrição no Exercício e no Esporte. 2ª ed. São Paulo. Roca. 2002. p. 19-59.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).