A influência da formação em Educação Fí­sica na expressão da neofobia alimentar

  • Francisco das Chagas Araújo Sousa Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Piauí, Brasil. Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema), Caxias-MA, Brasil.
  • Francisca Nayane Medeiros Brito Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema), Caxias-MA, Brasil.
  • Fabricio Alves da Silva Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema), Caxias-MA, Brasil.
  • Augusto Cesar Evelin Rodrigues Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema), Caxias-MA, Brasil.
  • Evaldo Hipolito de Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina-PI, Brasil.
  • Roseane Mara Cardoso Lima Verde Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema), Caxias-MA, Brasil.
  • Raimundo Nonato Cardoso Miranda Junior Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema), Caxias-MA, Brasil.
  • Francisco Laurindo da Silva Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís-MA, Brasil.
  • Halmisson Darley Santos Siqueira Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema), Caxias-MA, Brasil.
  • Erika Vicencia Monteiro Pessoa Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil.
  • Natalia Monteiro Pessoa Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema), Caxias-MA, Brasil.
  • Denis Romulo Leite Furtado Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís-MA, Brasil.
Palavras-chave: Escala de neofobia alimentar, Comportamento alimentar, Estudantes

Resumo

Introdução: A neofobia alimentar é uma aversão ao consumo ou incapacidade de conhecer novos alimentos, esse comportamento ocorre da infância até a fase adulta por estar associados aos hábitos, costumes e cultura sendo influenciado pela famí­lia e a tecnologia, modulando assim na escolha do alimento desconhecido. Objetivos: Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da formação acadêmica em Educação Fí­sica na expressão do comportamento alimentar neofóbico entre estudantes universitários. Materiais e Métodos: Tratou-se de uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva, de corte transversal, com abordagem quantitativa, envolvendo 105 estudantes de Educação Física e Nutrição. Resultados e Discussões: A maioria dos participantes do curso de Educação Fí­sica era do sexo masculino e os de Nutrição eram do sexo feminino, não foi identificada interação entre o curso que o estudante estava cursando e o perí­odo de formação, de maneira geral, a expressão da neofobia alimentar, avaliada pela escala de neofobia alimentar, não foi diferente entre os estudantes de Nutrição e de Educação Fí­sica nos dois perí­odos avaliados. Foi encontrado efeito isolado do perí­odo, se ingressante ou concluinte, mas não se encontrou efeito nos cursos. As análises mostraram que os estudantes de Educação Fí­sica e Nutrição que estavam concluindo o curso apresentaram valores mais elevados na escala, quando comparados aos ingressantes. Conclusão: Foi observado que tanto a formação acadêmica em Educação Fí­sica e Nutrição e o conhecimento adquirido ao longo do curso parecem não ter muita influência sobre a expressão da neofobia alimentar.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Araújo Sousa, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Piauí, Brasil. Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema), Caxias-MA, Brasil.

Professor Adjunto da disciplina de Fisiologia do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da UESPI.

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Publicado
2019-09-19
Como Citar
Sousa, F. das C. A., Brito, F. N. M., da Silva, F. A., Rodrigues, A. C. E., de Oliveira, E. H., Lima Verde, R. M. C., Miranda Junior, R. N. C., Silva, F. L. da, Siqueira, H. D. S., Pessoa, E. V. M., Pessoa, N. M., & Furtado, D. R. L. (2019). A influência da formação em Educação Fí­sica na expressão da neofobia alimentar. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 13(81), 820-829. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1449
Seção
Artigos Científicos - Original

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