Percepção da imagem corporal e autoestima em acadêmicas ingressantes e concluintes do curso de educação fí­sica

  • Leyla Regis de Meneses Sousa Carvalho Mestre e Doutoranda em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia e professora da Faculdade UNINASSAU, Teresina-PI, Brasil.
  • Victória Régia Silva Prazeres Acadêmica de Bacharelado em Educação Fí­sica pela UNINASSAU em Teresina-PI, Brasil.
  • Felipe Augusto Pierot Rodrigues Acadêmica de Bacharelado em Educação Fí­sica pela UNINASSAU em Teresina-PI, Brasil.
Palavras-chave: Autoestima, Corpo, Satisfação, Imagem corporal, Educação física

Resumo

O objetivo do presente estudo foi comparar a percepção da imagem corporal e autoestima em acadêmicas ingressantes e concluintes do curso de Educação Fí­sica. Participaram da amostra 100 acadêmicas do sexo femininos sendo 02 (dois) grupos de 60 ingressantes e 40 concluintes. Para tanto, foram utilizados Questionários de identificação de dados, Escalas de Silhuetas Femininas (ESF) e Escala de Autoestima de Rosemberg. Os dados foram analisados por meio de estatí­stica descritiva: média, desvio padrão, valor máximo, valor mí­nimo, os dados foram tabulados em planilha eletrônica Microsoft Office Excel, 2013. Os resultados sugerem que, as acadêmicas se percebem como Imagem Real (IR) na silhueta (6) componente ectomorfo (eutrófico) e idealizam (II) na silhueta (3) componente mesomorfo (hipertrofia), resultando em uma discrepância de valor (3), caracterí­sticas de distorção mediana, entretanto as concluintes se avaliam na  Imagem Real (IR) a silhueta (4) componente ectomorfo (eutrófico) e idealizam (II) a silhueta (3) componente mesomorfo (hipertrofia), resultando em valor (1) indicando insatisfação de ní­vel baixo. A apuração da Autoestima aponta que a maioria das ingressantes apresentaram baixa autoestima em relação às concluintes. A prevalência de maior discrepância foi registrada nas acadêmicas ingressantes, enquanto, os achados da autoestima mostraram completa segurança e confiança em relação às concluintes, não prevalecendo o mesmo em relação às ingressantes. Espera-se, portanto, que este estudo seja um meio para se advertir essas futuras profissionais de Educação Fí­sica com o intuito de prevenir possí­veis comportamentos que possam afetar diretamente sua saúde bem como, ingestão inadequada de nutrientes, transtornos alimentares, depressão e ansiedade.

Biografia do Autor

Leyla Regis de Meneses Sousa Carvalho, Mestre e Doutoranda em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia e professora da Faculdade UNINASSAU, Teresina-PI, Brasil.

Mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia (2011); Graduação em Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Piauí­ (2000); Atualmente é professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado do Piauí­; Faculdade Aliança/ Maurí­cio de Nassau e Faculdade Santo Agostinho - FSA de Teresina (PI) e Universidade Estadual do Piauí­; Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em e nos seguintes temas: Imagem corporal, qualidade de vida, esporte e cultura.

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Publicado
2021-05-20
Como Citar
Carvalho, L. R. de M. S., Prazeres, V. R. S., & Rodrigues, F. A. P. (2021). Percepção da imagem corporal e autoestima em acadêmicas ingressantes e concluintes do curso de educação fí­sica. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 14(85), 152-162. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1624
Seção
Artigos Científicos - Original