O uso de suplementos alimentares por frequentadores de academia de Potim-SP
Resumo
Podemos perceber claramente o consumo de suplementos nutricionais por praticantes de atividade física nasacademias. Objetivou-se com o presente estudo verificar o consumo de suplementos nutricionais em praticantes de exercício físico em academias de musculação de Potim –SP. Trata-se de uma pesquisa descritiva, a amostra foi de 30 usuários de suplementos nutricionais, na faixa etária entre 15 e 35 anos, 87% do gêneromasculino e 13% do gênerofeminino. O consumo de suplementos foi determinado aplicando-se um questionário sobre exercícios físicos, suplementos mais usados, finalidade de uso, quem indicou. O tempo de exercíciossemanais foi de 3 horas em 33%, 73% praticam atividade física a mais de 1 ano, 63% tem o objetivo de aumentar e definir músculos, sendo a modalidade mais praticada a musculação em 77% do pesquisados. Os suplementos mais consumidos foram o Whey Protein, Creatina, Albumina, Aminoácidos, Massa hipercalórica, Maltodextrina e Termogênicos, a maioria das pessoas faz o uso diariamente. O principal objetivo com a suplementação foi aumento e definição de massa muscular, sendo que todos estão satisfeitos com o uso. A indicação do suplemento foi feita em 53% por professores de Educação Física. O gasto de suplementos relatados foi em sua maioria de R$ 51,00 a R$ 71,00 (30%, n=9). Os resultados são parecidos com os estudos encontrados na literatura. Pode-se concluir com este estudo que é crescente o consumo de suplementos sem o devido controle, pois sua utilização não vem sendo indicada por especialistas, ficando clara a necessidade de novos estudos sobre suplementos e seus efeitos para aumentar o nível de informação sobre estes e garantir segurança na sua utilização.
Referências
-Araújo, A.C.M.; Soares, Y.N.G. Perfil de Utilização de Repositores Protéicos nas Academias de Belém-Pará. Revista de Nutrição, Vol. 12. Num. 1. Campinas. 1999.
-Araújo, L.R.; Andreolo, J.; Silva, M.S. Utilização de Suplemento Alimentar e Anabolizante por Praticantes de Musculação nas Academias de Goiânia–GO. Revista Brasileira Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 10. Num. 3. 2002. p.13-18.
-Bacurau, R.F. Nutrição e Suplementação Esportiva. São Paulo. 6ª ed. Phorte, 2009.
-Carvalho, P.B.; Araújo, V.M.C. Rotulagem de Suplementos Vitamínicos e Minerais uma Revisão de Normas Federais. Revista Ciência e Saúde Coletiva. Vol. 13. Rio de Janeiro, Abril.2008.
-Domingues, S.F.; Marins, J.C.B. Utilização de Recursos Ergogênicos e Suplementos Alimentares por Praticantes de Musculação em Belo Horizonte –MG. Fitness Performance. 2007. p. 218-226.
-Pereira, R. F.; Lajolo, F.M.; Hirschbruch, M. D. Consumo de Suplementos por Alunos de Academias de Ginástica em São Paulo. Revista de Nutrição. Campinas. Vol. 16. Num. 3. 2003.
-Santos, M.A.A.; Santos, R.P. Uso de Suplementos Alimentares como Forma de Melhorar a Performance nos Programas de Atividade Física em Academias de Ginástica. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo. 20ª edição. 2002. p. 174-185.
-Shneider, C.; Machado, C.; Laska, S.M.; Liberali, R. Consumo de Suplementos Nutricionais por Praticantes de Exercício Físico em Academias de Musculação de Balneário Camboriú –SC. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. Vol. 2. Num. 11. 2008. p. 307-322.
-Talbott, S.M.; Hughes, K.; tradução Azevedo, M. F. Suplementos Dietéticos: Guia Profissionais de Saúde para. Rio de Janeiro. Guanabara, 2008.
-Theodoro, H.;e Colaboradores. Avaliação Nutricional e Auto-percepção Corporal de Praticantes de Musculação em Academias de Caxias do Sul.RS. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 15. Num. 4. Niterói, 2009.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).