Consumo de suplementos e macronutrientes: fatores associados
Resumo
Introdução e objetivo: O consumo de suplementos tem-se mostrado um mercado promissor e em expansão no Brasil. Antes tido como alimento para atletas, hoje é consumido pela população geral praticante ou não de atividade física, muitas vezes sob influência do marketing, buscam nos suplementos resultados. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar motivos para a compra de suplementos esportivos, avaliar necessidade energética e de macronutrientes, utilizando como base o Institut of Medicine e os Intervalos aceitáveis de distribuição de macronutrientes-AMDR. Materiais e métodos: Para isso foi realizada entrevista, aplicado questionário e recordatório alimentar 24 horas em uma amostra dos clientes de uma loja de suplementos na cidade de Curitiba-PR. Tais dados foram quantificados e analisados com o auxílio do software Excel e SPSS para expressão das informações obtidas em porcentagens de produtos mais consumidos, existência de prescrição nutricional ou não e comparação de ingestão de macronutrientes com as recomendações. Discussõo e resultados: A amostra total de 30 pessoas apresentou média de 41,92% (±8,25) para ingestão calórica de carboidratos, valor abaixo do recomendado por AMDR, analisando g/kg/dia a ingestão média de proteína teve valor de 2,58g/kg/dia (±0,66) valor acima das recomendações. Ainda 93,3%, dos entrevistados não consome sob prescrição de nutricionista o que refletiu no desiquilíbrio dietético da amostra. Homens apresentam maior consumo calórico e de proteína comparado as mulheres. Conclusão: O consumo alimentar associado a suplementos apresentou diferença frente as recomendações, assim o consumo de suplementos mostrou-se desnecessários frente as necessidades do público.
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