Prevalência do transtorno da compulsão alimentar periódica em universitários da área da saúde
Resumo
Introdução: Algumas pesquisas apontam para uma maior prevalência de Compulsão Alimentar Periódica (CAP) e Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) em jovens universitários devido a mudanças no estilo de vida, pressão psicológica e diminuição no tempo disponível para a alimentação. Objetivo: Investigar a presença de compulsão alimentar periódica em universitários dos cursos de Nutrição e Fisioterapia. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa e transversal. A população foi composta por 252 acadêmicos dos cursos de Nutrição e Fisioterapia. Foi utilizado a escala de compulsão alimentar periódica (ECAP) um questionário autoaplicável para avaliar a presença ou não de TCAP. Resultados: A maior parte dos acadêmicos não apresentou compulsão tendo uma porcentagem de 73,4%, em vista que 20,6% apresentaram uma certa variação ao ato de comer e 6% apresentaram a compulsão alimentar periódica. Os valores que contribuíram para a diferença significativa foram 82,5% acadêmicos do curso de Nutrição, que se apresentaram normais sem obter a compulsão, para 26,1% do curso de Fisioterapia que tem uma variação de inclinação ao comer muito. Conclusão: Houve diferenças significativas relacionadas ao hábito de comer quando se encontra chateado, como também em saber as calorias ideais a serem ingeridas por dia, além de uma diferença na prática de atividade física e na escala da compulsão alimentar.
Referências
-Almeida, T.O.; Dias, G.P. Adolescentes Escolares e o Culto ao Corpo: A Alienação Corporificada no Padrão de Beleza. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Juiz de Fora. 2017.
-Crispim, C.A.; Zalcman, I.; Dáttilo, M.; Padilha, H.G.; Tufik, S.; Mello, M.T. Relação entre Sono e Obesidade: uma Revisão da Literatura. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. São Paulo. Vol. 51. Num. 7. 2007. p. 1041-1049.
-Cruz, M.S.; Bernal, R.T.I.; Claro, R.M. Tendência da Prática de Atividade Física no Lazer entre Adultos no Brasil (2006-2016). Cadernos de Saúde Pública. Vol. 34. Num. 10. 2018. p. 1-14.
-Duarte, F.M.; Almeida, S.D.S.; Martins, K.A. Alimentação Fora do Domicílio de Universitários de Alguns Cursos da Área da Saúde de uma Instituição Privada. O Mundo da Saúde. Vol. 37. Num. 3. 2013. p. 288-298.
-Ferreira, G.L. A Restrição Alimentar e seus Impactos no Comportamento Alimentar. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2018.
-Kaufman, A. Alimento e Emoção. Abeso. Campinas. Vol. 60. Num. 145. 2012. p. 1-7.
-Mendonça, A.P.S. A Pressão Social para o Alcance do Corpo Ideal na Contribuição de Transtornos Alimentares em Modelos do Sexo Feminino em Brasília no DF. Monografia de Especialização. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
-Morgan, C.M.; Vecchiatti, I.R.; Negrão, A.B. Etiologia dos Transtornos Alimentares: Aspectos Biológicos, Psicológicos e Sócio-culturais. Rev. Bras. Psiquiatr. São Paulo. Vol. 24. Num. 3. 2002. p. 18-23.
-Nunes, R.M. Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) e a Abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental. Monografia de Especialização. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora. 2012.
-Oliveira, A.P.S.V.; Silva, M.M. Fatores que Dificultam a Perda de Peso em Mulheres Obesas de Graus I e II. Revista Psicologia e Saúde. Vol. 6. Num. 1. 2014. p. 74-82.
-Paixão, L.A.; Dias, R.M.R.; Prado, W.L. Estilo de Vida e Estado Nutricional de Universitários Ingressantes em Cursos da Área de Saúde do Recife-PE. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol. 15. Num. 3. 2010. p. 145-150.
-Pivetta, L.A.; Silva, R.M.V. Compulsão Alimentar e Fatores Associados em Adolescentes de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Cad. Saúde Pública. Vol. 26. Num. 2. 2010. p.337-346.
-Sarubbi, E.B. Uma Abordagem de Tratamento Psicológico para a Compulsão Alimentar. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande. 2003.
-Sawaya, A.L.; Filgueiras, A. "Abra a felicidade"? Implicações para o Vício Alimentar. Estud. Av. Vol. 27. Num. 78. 2013. p. 53-70.
-Silva, G.R.; Terra, G.D.S.V.; Tavares, M.R.; Neiva, C.M.; Bueno, J.M.; Marinho, C.F.; Forsan, C.N.; Paiva, M.A. Imagem Corporal e Estado Nutricional de Acadêmicas do Curso de Nutrição de Universidade Particular de Alfenas. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 10. Num. 56. 2016. p. 165-174.
Copyright (c) 2022 Bruna Alves Gabriel, Schérolin de Oliveira Marques, Victor Marcelo Viana, Emily Schulz Carboni, Heitor Oliveira Santos, Kristian Madeira, Carolina Michels, Thais Fernandes Luciano
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).