Avaliação nutricional de atletas de ginástica aeróbica esportiva e ginástica artística
Resumo
A ginástica é bastante procurada por meninas, que iniciam cedo a carreira, passando pelo crescimento e desenvolvimento em atividade física intensa. Objetivo: Avaliar e comparar a composição corporal entre atletas de Ginástica Aeróbica(GAE) e Ginástica Artística(GA) e observar seu conhecimento em nutrição. Em 15 atletas de GA e 15 de GAE, de 9 a 15 anos, avaliou-se o IMC, estatura e dobras cutâneas tricipital, bicipital, subescapular (PCS), suprailíaca, abdominal, peitoral e da cintura. O conhecimento em nutrição foi avaliado a partir de questionário sobre hábito alimentar. Houve diferença de idade entre os grupos e em todas as medidas antropométricas, exceto nos escores z de estatura e IMC para idade. A maioria estava abaixo do percentil 5 nas duas modalidades para PCS. Houve maior prevalência acima do percentil 15 para PCT entre o grupo GA, e no grupo GAE entre o percentil 5 e 15. Não houve diferença estatística entre os grupos nas medidas PCS e PCT. Observou-se menor média na pontuação sobre nutrição no grupo GA, mas diferença significante entre os resultados. Ao padronizarem-se os índices para idade (IMC, estatura, PCT e PCS), a diferença entre as ginastas não se mostra significativa. Isso indica que o padrão de composição corporal, corrigindo-se para idade, é o mesmo nos dois grupos. As ginastas analisadas são eutróficas, com padrão de acúmulo de gordura menor do que a população de não atletas. Não houve diferença na composição corporal entre as modalidades quando se corrigiu para idade. Os dois grupos estudados mostraram conhecimentos semelhantes em nutrição.
Referências
- Benardot, D.; Czerwinski, C. Selected body composition and growth measures of junior elite gymnasts. Journal of the American Dietetic Association. Vol. 91. Num. 1. 1991. p. 29-33.
- Bernink, M.J.E.; Erich, W.B.M.; Peltenburg, A.L.; Zonderland, M.L.; Huisveld, I.A. Height, body composition, biological maturation and training in relation to socio-economic status in girl gymnasts, swimmers, and controls. Growth. Vol. 47. Num. 3. 1983. p. 1-12.
- Claessens, A.L.; Lefevre, J.; Beunen, G.; Malina, R.M. The contribution of anthropometric characteristics to performance scores in elite female gymnasts. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. Vol. 39. Num. 4. 1999. p. 355-360.
- Mcardle, W.D.; Katch, F.I.; Katch,V. L. Fisiologia do exercício-energia,nutrição e desempenho humano. 3. ed. Rio de Janeiro; Guanabara Koogan. p. 195-197/ 450-457, 1992.
- Ribeiro, B.G.; Soares, E.A. Avaliação do estado nutricional de atletas de ginástica olímpica do Rio de Janeiro e São Paulo. Revista de Nutrição. Vol. 15. Num. 2. 2002. p. 1–5.
- Ribeiro, B.G.; Soares, E.A. Avaliação do estado nutricional de atletas de ginástica olímpica do Rio de Janeiro e São Paulo. Rev. Nutr. Vol. 15. Num. 2. 2002. p. 181-191.
- Sinning, W.E.; Lindberg, G.D. Physical characteristics of college age women gymnasts. Research Quarterly. Vol. 43. Num. 2. 1972. p. 226-234.
- Slaughter, M.H.; Lohman, T.G.; Boileau, R.A.; Horswill, C.A.; Stillman, R.J.; Vanloan, M.D.; Bemben, D.A. Skinfold equations for estimation of body fatness in children and youth. Human Biology. Vol. 60. Num. 5: 1988. p. 709-723.
- Zetaruk, M.N. The young gymnast. Clinics in Sports Medicine. Vol. 19. Num. 4. 2000. p. 757-780.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).