Avaliação do consumo de suplementos proteicos entre frequentadores de uma academia da cidade de São Paulo
Resumo
A academia de ginástica é um local para a prática de exercícios físicos por indivíduos sem vínculos profissionais com o esporte. O ambiente das academias favorece a disseminação de padrões estéticos estereotipados, como o corpo magro, com baixa quantidade de gordura ou com elevado volume e tônus muscular. A ingestão protéica, após o exercício físico de hipertrofia, favorece o aumento de massa muscular. A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, a partir da constatação do abuso de suplementos alimentares e drogas em ambientes de prática de exercícios físicos, especialmente em academias de ginástica e clubes, divulgou diretriz para nortear a ação de profissionais que atuam no esporte e para desmistificar atitudes inadequadas. O presente estudo avaliou o consumo de suplementos protéicos de alunos (n=100) de Musculação de uma academia localizada na região oeste da cidade de São Paulo, acima de 18 anos, praticantes de musculação, através da aplicação de questionário referente o uso, indicação, eficácia e objetivo. O estudo verificou que 32% dos indivíduos utilizam suplemento protéico, sendo na maioria homens entre 30 e 40 anos, com nível superior, visando o ganho de massa muscular e recuperação, sendo que a sua grande maioria está satisfeita com os resultados. A maior parte dos pesquisados utiliza suplementos por indicações de amigos, profissional de educação física ou por conta própria. Assim, maiores esforços devem ser concentrados na educação nutricional, para esclarecer sobre a importância e a prioridade do alimento na dieta, e a indicação correta da suplementação nos casos em que há necessidade.
Referências
- Araujo, A.C.M.; Soares, Y.N.G. Perfil de utilização de repositores protéicos nas academias de Belém, Pará. Rev. Nutr., Campinas, Vol. 12. Num. 1, Apr. 1999.
- Coelho, C.F.; Camargo, V.R.; Ravagnani, F.C.P. Consumo de suplementos nutricionais por praticantes de musculação em academias de Campo Grande-MS. Nutrição em Pauta, Ano. 15. Num. 87. p.41-45, Nov/dez 2007.
- Fernandes, C.; Gomes, J.M.; Navarro, F. Utilização de suplementos por praticantes de atividade física na Cidade de São Paulo e Região. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. Vol. 3. Num. 13. Janeiro/Fevereiro, 2009. p. 05-12.
- Ferreira, C.F.S.; Belli, F.; Raggio, W.C.S.; Navarro, F. Uso de Suplementos Nutricionais por Adolescentes em Academias do Interior e de São Paulo Capital. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. Vol. 2. Num. 10. Julho/Agosto, 2008. p. 154-165.
- Haraguchi, F.K.; Abreu, W.C.; Paula, H. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, implicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Rev. Nutr. [online]. Vol. 19. Num. 4. 2006. p. 479-488.
- Hernandez, A.J.; Nahas, R.M. Diretriz 2009: Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Suplemento – Rev Bras Med Esporte. Vol. 15. Num. 2. Mar/Abr, 2009. p. 12.
- Hirschbruch, M.D.; Fisberg, M.; Mochizuki, L. Consumo de Suplementos por Jovens Freqüentadores de Academias de Ginástica em São Paulo; Rev Bras Med Esporte. Vol. 14. Num. 6. Nov/Dez, 2008.
- Machado, D.Z.; Schneider, A.P. Consumo de suplementos alimentares em freqüentadores de uma academia de ginástica de Porto Alegre – Rio Grande do Sul. Nutrição em Pauta. p.13-17. 2006.
- Pereira, I.C.; Souza, I.R.D.; Lisboa, M.F. Perfil Alimentar de Praticantes de Musculação na Maturidade. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. Vol. 1. Num. 1. Jan/Fev, 2007. p. 54-59.
- Pereira, R.F.; Lajolo, F.M.; Hirschbruch, M.D. Consumo de Suplementos por alunos de academias de ginástica em São Paulo. Revista de Nutrição, Campinas. Vol. 16. Num. 3. jul/set.,2003. p. 265-272.
- Position of the American Dietetic Association: functional foods. J Am Diet Assoc. Num.99. 1999. p. 1278-1285.
- Santos, M.A.A.; Santos, R.P. Uso de suplementos alimentares como forma de melhorar performance nos programas de atividade física em academias de ginástica. Rev. paul. Educ. Fís. Vol. 16. Num. 2. 2002. p. 174-185.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).