Avaliação de hábitos alimentares saudáveis e uso de suplementos alimentares entre frequentadores de academias
Resumo
Com a crescente procura de suplementos alimentares e o consumo excessivo, principalmente por parte de jovens e adolescentes que freqüentam academias, observa-se a importância de estudos que abordam este tema, bem como, alimentação saudável mediante atividade física regular. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o perfil e o conhecimento de pessoas que praticam atividade física em quatro academias de um município do noroeste do Rio Grande do Sul, referente a hábitos alimentares saudáveis, bem como a relação destes com o uso de suplementos. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário semi-estruturado com questões abertas e fechadas. Os dados foram analisados através do software Excel versão 2007. De uma amostra de 40 praticantes de atividade física, que fazem uso de suplementos alimentares, o gênero masculino é predominante, com idade que varia de 16 a 30 anos, onde a musculação apresenta-se como atividade mais praticada. Relativo ao conhecimento sobre suplementos alimentares 97% relataram ter conhecimento, sendo a Creatina (16%) o suplemento de maior consumo. Em relação ao conhecimento sobre alimentação saudável 100% relataram ter conhecimento suficiente, no entanto, identificou-se o contrário – desconhecimento sobre alimentação saudável - quando questionados sobre o consumo específico de nutrientes. Conclui-se que há necessidade de equipe multiprofissional em academias para que possam melhor orientar os praticantes de atividade física em relação à nutrição e ao uso de suplementos alimentares.
Referências
- Albino, C.S.; e Colaboradores. Avaliação do consumo de suplementos nutricionais em academias de Lages, SC. Revista Digital, Buenos Aires. Ano. 14. Num. 134. Jul, 2009.
- Alves, C.; Lima, R.V.B. Uso de suplementos alimentares por adolescentes. Jornal de Pediatria. Vol. 85. Num 4. p. 287-294. 2009.
- Araújo, A.C.M.; Soares, Y.N.G. Perfil de utilização de repositores protéicos nas academias de Belém. Pará. Revista de Nutrição. Vol. 12. Num. 1. p. 81-89. 1999.
- Araújo, L.R.; e Colaboradores. Utilização de suplemento alimentar e anabolizante por praticantes de musculação nas academias de Goiânia – GO. Rev Bras Ciên e Mov. Vol. 10. Num. 3. p. 13-18. 2002.
- Assumpção, B.V.; e Colaboradores. O nível de conhecimento das informações sobre suplementação e alimentação utilizados por indivíduos freqüentadores de academia de diferentes níveis sociais na cidade de Sete Lagoas – Minas Gerais. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 1. Num. 5. p. 01-12. Setembro/Outubro, 2007.
- Barchet, G.V.; e Colaboradores. A atuação de nutricionistas em academias de ginástica. Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Santa Maria, RS. Ano 10 Num. 134. 2007.
- Braggion, G.F. Suplementação alimentar na atividade física e no esporte - aspectos legais na conduta do nutricionista. Nutrição Profissional. Num. 17. p. 40-50. 2008.
- Brewer, S. Saúde e alimentação. 1. ed. São Paulo: Editora Manole, 1998.
- Clark, N. Guia de nutrição desportiva: alimentação para uma vida ativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- Ferreira, H.H.E.; e Colaboradores. Consumo de suplementos por usuários de academias de ginástica da cidade de João Pessoa – PB. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo Vol. 1. Num. 7. p. 01-10, Jan/Fev, 2008.
- Franceschini, S.C.C.; e Colaboradores. Necessidades e recomendações de nutrientes in: Cuppari, L. Guia de nutrição: Nutrição clínica no adulto. 1. edição, Ed. Manole, p. 03-26, 2002.
- Gomes, G.S.; e Colaboradores. Caracterização do consumo de suplementos nutricionais em praticantes de atividade física em academias. Medicina (Ribeirão Preto). Vol. 41. Num. 3. p. 327-331. 2008.
- Goston, J.L. Prevalência do uso de suplementos nutricionais entre praticantes de atividade física em academias de Belo Horizonte: fatores associados. Belo Horizonte, 2008.
- Hallak, A.; e Colaboradores. Avaliação do consumo de suplementos nutricionais em academias da Zona Sul de Belo Horizonte, MG, Brasil. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. Vol. 1. Num. 2. p. 55-60. 2007.
- Hirschbruch, M.D.; e Colaboradores. Consumo de suplementos por jovens frequentadores de academias de ginástica em São Paulo. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. São Paulo. Vol. 14. Num. 6. p. 539-543. Nov/Dez, 2008.
- Lollo, P.C.B.; Tavares, C.F. Perfil dos consumidores de suplementos dietéticos nas academias de ginástica de Campinas, SP. Revista Digital. Buenos Aires. Ano. 10. Num. 76. Set, 2004.
- Neto, F.T. Nutrição clínica. Cap. 25, p. 291-308. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2003, p. 291-308.
- Pereira, J.M.O.; Cabral, P. Avaliação dos conhecimentos básicos sobre nutrição de praticantes de Musculação em uma academia da cidade de Recife. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 1. Num. 1. p. 40-47. jan/Fev, 2007.
- Pereira, R.F.; e Colaboradores. Consumo de suplementos por alunos de academias de ginástica em São Paulo. Revista de Nutrição. Vol. 16. Num. 3. p. 265-272. Jul/Set, 2003.
- Resolução CFN Nº 380/2005. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação, e dá outras providências. Disponível em <http://www.cfn.org.br/novosite/ pdf/res/2005/res380.pdf>. Acessado em: 14 out. 2009.
- Rique, A.B.R.; Soares, E.A.; Meirelles, C.M. Nutrição e exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 8. Num. 6. p. 244-254. 2002.
- Rocha, L.P.; Pereira, M.V.L. Consumo de suplementos nutricionais por praticantes de exercícios físicos em academias. Revista de Nutrição. Vol. 11. Num. 1. p. 76-82, jan/jun, 1998.
- Santos, M.Â.A.; Santos, R.P. Uso de suplementos alimentares como forma de melhorar a performance nos programas de atividade física em academias de ginástica. Rev. paul. Educ. Fís. São Paulo, jul./dez., 2002.
- SBME. Sociedade Brasileira De Medicina Do Esporte. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Revista brasileira de medicina do esporte. Vol. 9. Num. 2. p. 1-13. 2003.
- SBME. Sociedade Brasileira De Medicina Do Esporte. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Revista brasileira de medicina do esporte. Vol. 15. Num. 2. p. 3-12. Mar/Abr, 2009.
- Sousa, A.M.H. Nutrição e hábitos alimentares de atletas praticantes de musculação em uma academia da cidade de Fortaleza, CE. Revista de Nutrição da PUCCAMP. Vol. 6. Num. 2. p. 184-203. 1993.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).