Avaliação dos conhecimentos básicos sobre nutrição em estudantes de Educação Física de uma rede de academias em Belo Horizonte - MG
Resumo
Introdução: A preocupação com alimentação e o consumo de suplementos vem sendo bastante disseminada em vários ambientes e nas academias é amplamente difundida. O aumento do consumo desses recursos aumenta a cada dia e os profissionais que fazem essa indicação nem sempre são os mais capacitados. Objetivo: avaliar o conhecimento sobre suplementos alimentares em praticantes de atividade física que também eram estudantes do curso de educação física. Materiais e Métodos: um questionário com dados sobre atividade física e conhecimentos específicos sobre nutrição foi aplicado em uma amostra de 30 estudantes e analisados com os resultados abaixo. Resultados: 53% dos estudantes tinham o hábito de praticar tanto a musculação como atividade aeróbica. 23% confirmaram o uso desuplementos alimentares prevalecendo no gêneromasculino. A proteína é o nutriente mais utilizado pelos praticantes seguido do carboidrato e o principal objetivo para suplementação seria a hipertrofia muscular. O educador físico foi o profissional mais citado para a indicação da utilização de suplementação. Conclusão: o número de estudantes fazendo o uso de suplementos foi pequeno já que a maioria da amostra era composta pelo gênerofeminino. O nutricionista ainda precisa ganhar espaço nesse ambiente já que foi pouco citado para a recomendação de suplementos e cada dia mais a população vem demonstrando uma maior preocupação com o corpo.
Referências
-Assumpção, B.V.; Diniz, J.C.; Sol, N.A.A. O nível de conhecimento das informações sobre suplementação e alimentação utilizados por indivíduos freqüentadores de academia de diferentes níveis sociais na cidade de Sete Lagoas –Minas Gerais. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. Vol. 1.Num. 5. Setembro/ Outubro, 2007.p. 01-12.
-Benardot, D. Working with young athletes: views of a nutritionist on the sports medicine team. International Journal Sports Nutrition. Vol. 6. Num. 2. 1996. p. 110-20.
-Hirschbruch, M.D.; Fisberg, M.; Mochizuki, L. Consumo de suplementos por jovens freqüentadores de academias de ginástica em São Paulo. Rev Bras Med Esporte, Niterói. Vol. 14. Num. 6.2008. p. 539-546.
-Kreider, R.B.; e Colaboradores. Exercise & Sport Nutrition Review> Research & Recommendations. Sports Nutrition Review Journal. Vol. 1. Num. 1.p. 1-44, 2004.
-Pereira, J.M.O.; Cabral, P. Avaliação dos conhecimentos básicos sobre nutrição de praticantes de musculação em uma academia da cidade de Recife. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. Vol. 1.Num. 1, 2007.p. 40-47.
-Saba, F.K.F. Determinantes da prática de exercício físico em academias de ginástica [Tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1999.
-Santos, M.A.A.; Santos, R.P. Uso de suplementos alimentares como forma de melhorar a performance nos programas de atividade física em academias de ginástica. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo. Vol. 16. Num. 2. 2002.p. 174-85.
-Trog, S.D.; Teixeira, E. Uso de suplementação alimentar com proteínas e aminoácidos por praticantes de musculação do município de irati –PR. Cinergis. Vol. 10. Num. 1. 2009.p. 43-53.
-Viebig, R.F.; Nacif, M.A. Recomendações nutricionais para a atividade física e o esporte. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança 2006.
-Volek, J.S. Influence of Nutrition on Responses to Resistance Training. Med. Sci. Sports Exerc., Vol. 36. Num. 4. 2004. p. 689-696.
-Williams, M.H. Nutrição: para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. São Paulo, Manole, 2002.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).