Perfil nutricional e motivação de adolescentes praticantes de futebol de um projeto social no município de Eusébio-CE
Resumo
Sabe-se que a alimentação sem o acompanhamento nutricional representa risco à saúde, como a deficiência de nutrientes e interferência no desenvolvimento e desempenho em práticas esportivas. O objetivo deste estudo foi avaliar o estado nutricional e determinar os principais fatores motivacionais para a prática de futebol por adolescentes de um projeto social no município de Eusébio-CE. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, com abordagem qualitativa. A população foi constituída por adolescentes de 12 a 17 anos. A pesquisa foi composta pelas variáveis independentes; sexo, idade, tempo de prática no projeto social, frequência nos treinos e se realiza outra atividade física. Quanto às variáveis antropométricas foram analisadas: Peso, estatura e IMC de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotados pelo Ministério da Saúde. Para avaliar a motivação, foi feito o uso do questionário adaptado e validado para a prática de atividade física, avaliando os fatores motivacionais como: controle de estresse, saúde, sociabilidade e competitividade. Analisando o fator motivacional controle de estresse, saúde, sociabilidade e competitividade dentro dos subgrupos pouco motivado e muito motivado, observou-se que há uma distribuição similar na classificação do IMC para idade, em que a maior concentração ocorreu em adolescentes eutróficos por conseguinte sobrepeso e obesidade. Com base nos resultados encontrados houve predominância do fator saúde, seguido da competitividade, controle de estresse e sociabilidade em relação a adolescentes categorizados eutróficos, o que pode estar relacionado com as informações contemporâneas sobre um modo de vida saudável.
Referências
-Alves, D.M.; Vilela, E.; Trigueiro, H.; Silva, M. Avaliação do conhecimento de alimentação e nutrição em jovens atletas e equipa técnica: principais fontes de informação e o impacto de sessões de educação alimentar. U Porto. 2022. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/144054/2/581304.pdf
-Carvalho, B.J.; Verardi, C.E.L.; Maffei, W.S.; Monesso, C.T. Motivos que determinam a prática do Futebol em atletas das categorias sub-15 e sub-17 de uma equipe do interior do estado de São Paulo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 10. Num. 41. 2019. p.720-728.
-Coelho, E.; Machado, J.M.; Schutz, E.S.F. Fatores motivacionais para a prática de futsal e futebol por crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 13. Num. 55. 2022. p.604-614.
-Gesat, R.A. Fatores motivacionais para a prática do futebol de campo: um estudo com crianças e jovens de um projeto social. 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/240276
-Gutierrez, S.M.; Sales, J.C. Fatores que desencadeiam a obesidade infantil e a importância do papel do nutricionista em âmbito escolar. Brazilian Journal of Development. Vol. 7. Num. 10. 2022. p.97539-50.
-Nascimento, V. S.; Pereira, M.D.; Campelo, I.M.; Carvalho, L.S; Carvalho, C.M.R.G.; Santos, M.M. Prevalência de pré-obesidade, obesidade e práticas saudáveis e não saudáveis associadas. Revista Eletrônica Acervo Saúde. Vol. 11. Num. 18. 2019.
-Notari, G.S.; Voser, R.C.; Duarte Junior, M.A.S.; Hernandez, J.A.E. Fatores motivacionais em atletas de categoria de base de um clube de futebol de Porto Alegre. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 10. Num. 41. 2019. p.703-709.
-Pereira, J.S.; Venâncio, P.E.M.; Oliveira-Silva, I. Relação entre nível de aptidão física e motivação na prática do Futebol feminino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 10. Num. 40. 2019. p.627-633.
-Rodrigues, C.S.S.; Costa, A. S.; Queiroz, M.G.; Galdino, S.A.M.; Simões, M.O. S.; Teixeira, A.; Carvalho, D.F. Medeiros, C.C.M. Prevalência de sobrepeso e obesidade em adolescentes de escolas públicas Municipais em Campina Grande-PB. Brazilian Journal of Health Review. Vol. 3. Num 5. 2020. p.13740-13750.
-Santos, F. C.; Oliveira, R. A.; Correia, A. A. M. C.; Ferreira, E. F. Motivação para a prática de atividades físicas: um estudo com praticantes de musculação. Revista Científica Fagoc. Vol. 3. Num 1. 2018. p.9-16.
-Santos, B.L.D.; Santos, L.M.S.; Galdino, C.V. Perfil nutricional de estudantes de uma escola estadual municipalizada de paty do alferes: um estudo epidemiológico. Revista Saber Digital. Vol. 11. Num. 2. 2018. p.16-34.
-Silveira, V.S.; Santos, A.G.B.; Santos, T.L.; Ilha, PV. Fatores motivacionais para adesão e permanência na prática do futebol de jovens jogadores. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 12. Num. 49. 2021. p.346-535.
-Souza, G.G.; Gomes de Carvalho, W.R. Antropometria e desempenho motor em crianças praticantes de futsal/futebol: um estudo descritivo. TCC. Educação Física. UFU. 2018.
-Sousa, M.A. Pedagogia do esporte: diagnóstico da gestão da iniciação em clubes socio esportivos de Campinas-SP. Dissertação de Mestrado. UNICAMP-SP. São Paulo. 2018.
-Squarcini, C.F.R.; Silva, R.B.; Morel, M. Fatores Motivacionais para prática de futebol para adolescentes: um estudo de caso. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 11. Num. 45. 2020. p.455-461.
Copyright (c) 2024 Yanka Moreira da Silva, Jamille Araújo Félix Duailibe, Júlio César Chaves Nunes Filho, Richele Janaína de Araújo Machado, Paulo Vitor Nogueira de Abreu, Iramaia Bruno Silva, Alex Sousa Paiva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).