Mensuração da perda hídrica em um treino de Jiu Jitsu
Resumo
A perda hídrica é uma alteração fisiológica comum decorrente da prática esportiva. No caso do jiu jitsuessa perda é aumentada pelo uso obrigatório do quimono, constituído por calça, paletó e sunga, sua prática que geralmente ocorre em salas de academias, aumentando a temperatura ambiente e a alta intensidade da sua prática. Este estudo tem como objetivo mensurar a perda hídrica numa sessão de treinamento de jiu jitsu, com duração de noventa minutos, realizando a pesagem de 9 atletas de jiu jitsu, todos homens, com mais de 18 anos, graduação mínima na faixa azul e participantes de eventos oficiais. Nenhum atleta ingeriu água ou qualquer outro líquido, sendo esta uma prática comum entre os mensurados. A avaliação se deu com pesagem pré e pós-treino, usando apenas sunga. O resultado foi uma perda significativa. Conclui-se que o atleta deve estar ciente da importância da reposição hídrica e fazer disso um hábito evitando os efeitos negativos da desidratação.
Referências
-Andrade, F.T.; e Colaboradores, Efeito agudo de um treino de jiu jitsu na variação do peso corporal e da composição corporal avaliada por bioimpedância. Revista Digital, Buenos Aires, Ano 10.Num.139, Dezembro de 2009.
-Andreato, L.V.; e Colaboradores, Perfil morfológico de atletas de brazilian jiu jitsu de diferente nível competitivo. Movimento e Percepção, Pinhal, Vol.11. Num. 17. 2010.p. 137-145.
-Brito, C. e Colaboradores, R. Min. Educ. Fís., Viçosa.Vol. 15. Num. 2. 2007. p. 144-152.
-Guerra, I. R. Min. Educ. Fís., Viçosa, Vol. 12. Num. 2. 2004. p. 159-173.
-Ide, B.M. Considerações sobre a redução da massa corporal antes das competições nas modalidades desportivas de luta. Revista Digital -Buenos Aires.Ano.10.Num. 75.Agosto de 2004
-Ide,B. M., e Colaboradores. Possíveis lesões decorrentes da aplicação das técnicas dejiu jitsu desportivo. Revista Digital -Buenos Aires. Ano.10.Num. 83.Abril de 2005.
-Junior, A.H.; e Colaboradores. Perda de peso em esportes de combate de domínio : Revisão e Recomendações aplicadas. Ver. Brás. Cineantropom. Desempenho Hum. Vol. 8. Num. 2. 2006. p. 92-101.
-Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis: (s.n.), 2008.
-Mcardle, D., Katch, F., Katch, V. Fisiologia do Exercício. Energia, Nutrição e Prescrição do Exercício. 2005.
-Macieira, J. Calor. Desidratação e Degradação Muscular no Exercício. Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto. Vol. 3.Num. 2. 2006. p. 22-32.
-Marins, J.C.B.;e Colaboradores. Fitness & Performance Journal, Rio de Janeiro, Vol. 4. Num. 5. Setembro/Outubro 2005. p. 275.
-Marins, J.C.B. Mensuração da reposição hídrica durante o treinamento de judô. R. Min. Educ. Fís, Viçosa. Vol. 15. Num. 2. 2007. p. 144-152.
-Moreira, C.A.M.; e Colaboradores. Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente? Rev Bras Med Esporte. Vol. 12. Num. 6. Nov./Dec. 2006.p. 22-32.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).