Prevalência do uso de suplementos nutricionais pelos praticantes de atividade fí­sica, clientes de uma loja de suplementos

  • Cleoci de Oliveira Phillipps Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Bases Nutricionais da Atividade Fí­sica: Nutrição Esportiva
Palavras-chave: Suplementos Nutricionais, Atividade física, Educação nutricional, Nutrição esportiva

Resumo

Introdução: O lançamento de suplementos na mídia é cada vez mais intenso e mais rápido que aelaboração de regulamentação e a realização de pesquisas cientificas que comprovem seus reais efeitos, e que possam determinar a segurança de seu uso a longo prazo. O uso de suplementos pelo publico em geral não é quantificado e pouca informação sobre este assunto está publicada na literatura. Objetivo: É identificar a prevalência do uso de suplementos, em uma das lojas de suplementos de Curitiba/PR e os fatores associados ao seu consumo. Resultados: Para tantos, foram avaliados 24 freqüentadores da loja de suplementos, todos consumiam algum tipo de suplemento, dos quais 71% eram do sexo masculino e 29% do sexo feminino. Os suplementos mais consumidos foram concentrados protéicos (29%). A maioria (42%) relatou consumir suplementos sem orientação de profissional especializado, ou seja, por auto prescrição ou indicação de amigo(s), vendedor da loja e propagandas. Houve ainda uma parcela de pessoas (13%) sendo orientada por professores de educação física. Discussão: Os resultados obtidos apontam para a facilidade do uso de suplementos, e muitas das vezes consumidos sem indicação de profissional capacitado. Conclusão: O uso de suplementos é significante no grupo analisado, ficando clara a necessidade de novos estudos sobre o consumo desses produtos e seus efeitosmaléficos e benéficos, enfocando aspectos de educação nutricional do consumidor de suplementos para aumentar o nível de informação garantindo maior segurança na sua utilização.

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Publicado
2012-04-01
Como Citar
Phillipps, C. de O. (2012). Prevalência do uso de suplementos nutricionais pelos praticantes de atividade fí­sica, clientes de uma loja de suplementos. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 5(26). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/242
Seção
Artigos Científicos - Original