Prevalência do uso de suplementos nutricionais pelos praticantes de atividade física, clientes de uma loja de suplementos
Resumo
Introdução: O lançamento de suplementos na mídia é cada vez mais intenso e mais rápido que aelaboração de regulamentação e a realização de pesquisas cientificas que comprovem seus reais efeitos, e que possam determinar a segurança de seu uso a longo prazo. O uso de suplementos pelo publico em geral não é quantificado e pouca informação sobre este assunto está publicada na literatura. Objetivo: É identificar a prevalência do uso de suplementos, em uma das lojas de suplementos de Curitiba/PR e os fatores associados ao seu consumo. Resultados: Para tantos, foram avaliados 24 freqüentadores da loja de suplementos, todos consumiam algum tipo de suplemento, dos quais 71% eram do sexo masculino e 29% do sexo feminino. Os suplementos mais consumidos foram concentrados protéicos (29%). A maioria (42%) relatou consumir suplementos sem orientação de profissional especializado, ou seja, por auto prescrição ou indicação de amigo(s), vendedor da loja e propagandas. Houve ainda uma parcela de pessoas (13%) sendo orientada por professores de educação física. Discussão: Os resultados obtidos apontam para a facilidade do uso de suplementos, e muitas das vezes consumidos sem indicação de profissional capacitado. Conclusão: O uso de suplementos é significante no grupo analisado, ficando clara a necessidade de novos estudos sobre o consumo desses produtos e seus efeitosmaléficos e benéficos, enfocando aspectos de educação nutricional do consumidor de suplementos para aumentar o nível de informação garantindo maior segurança na sua utilização.
Referências
-Araújo, L. R.; Andreolo, J.; Silva, M.S. Utilização de suplemento alimentar e anabolizante por praticantes de musculação nas academias de Goiânia-GO. Rev. Bras. Ciênc. e Mov. Vol. 10, Núm. 3, p. 13-18, 2002.
-Campbell, B. e colaboradores. International Society of Sports Nutrition position stand: protein and exercise. Journal of the International Society of Sports Nutrition, Vol. 4, Núm. 1, p.1-13, 2007.
-Coelho, C.F.; Camargo, V.R.; Ravagnani, F.C.P. Consumo de suplementos nutricionais por praticantes de musculação em academias de Campo Grande/MS. Revista Nutrição em Pauta, ano 15, Núm. 87, p.41-45, 2007.
-Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte -Dsbme. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para saúde. Rev Bras Med Esporte, Vol. 9, Núm. 2, p.43-56, 2003.
-Hirschbruch, M. D.; Lajolo, F.M.; Pereiria, R.F. Consumo de suplementos por alunos de academias de ginástica em São Paulo. Rev. Nutr., Vol. 16, Núm. 3, p.265-272, 2003.
-Hirschbrush, M.D.; Carvalho, J.R.; Salata, T.S. Caracterização dos participantes de um programa de orientação nutricional em uma academia de ginastica da cidade de São Paulo, 2001.
-Junqueira, J.M. e colaboradores. Uso de suplementos nutricionais e conhecimentos dietéticos de freqüentadores de academias de Botucatu/SP. Revista Nutrição em Pauta, Ano 15, Núm. 85, p.57-63, 2007.
-Mahan, L.K.; Escott-Stump, S.K. alimentos, nutrição e dietoterapia. 10ª edição. São Paulo. Roca. 2002.
-Maughan, R.J.; Depiesse, F.; Geyer, H. The use of dietary supplements by athletes. Journal of Sports Sciences, Vol. 25, Núm. 1, p.S103-S113, 2007.
-Morrisson, L.J.; Gizis, F.; Shorter, B. Prevalent use of dietary supplements among people who exercise ata commercial gym. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, Vol.14, Núm. 4, p.481-492, 2004.
-Oliveira, P.V. e colaboradores. Correlation between the protein and carbohydrate supplement and anthropometric and strength variablesin individuals submitted to a resistance training program. Rev Bras Med Esporte, Vol. 12, Núm. 1, 2006.
-Pereira, R.F. Conhecimentos de nutrição e hábitos alimentares de alunos de academias de ginástica na cidade de São Paulo. São Paulo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Saúde Pública -Faculdade de Ciências Farmacêuticas -Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. 1999.
-Rocha, L.P.; Pereiria, M.V.L. Consumo de suplementos nutricionais por praticantes de exercícios físicos em academias. Rev. Nutr., Vol. 11, 1998.
-Santos, R.P.; Santos, M.A.A. Uso de suplementos alimentares como forma de melhorar a performance nos programas de atividade física em academias de ginástica. Rev. Paulista de Educação Física, Vol. 16, Núm. 2, p. 174-85, 2002.
-Tarnopolsky, M. Protein requirements for endurance athletes. Nutrition, Vol. 20, Núm. 7-8, p.662-668, 2004.
-Williams, M.H. Dietary supplements and sports performance: amino acids. Journal of the International Society of Sports Nutrition, Vol. 2, Núm. 2, p.63-67, 2005.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).