Perfil de aderência e permanência de alunos de personal trainer da cidade de Cuiabá
Resumo
Tem como objetivo nesse trabalho mostrar a aderência e permanência de alunos que treinam com personal trainer em Cuiabá através de um questionário com perguntas sobre os motivos que levam a procura desse treinamento personalizado. O questionário identifica que a maioria da população que adquire esse treinamento são as mulheres, pessoas casadas, com grau de instrução superior completo. A saúde, estética, bem estar físico e psicológico é o que as pessoas procuram melhorar. O treinamento personalizado faz com que esses aspectos possam ser adquiridos com um estimulo e motivação maior. Hoje com a correria do dia a dia, as pessoas quando chegam a suas casas querem descansar, com isso o personal trainer tem um papel importante motivando essas pessoas a ter um treinamento periodizado com exclusividade e compromisso com os horários de treino superando desafios, combatendo o estresse do trabalho e correria do dia. De acordo com os resultados do questionário conclui-se que os motivos principais de adesão e permanência com personal trainer são: treinamento individualizado, estética, resultados rápidos, compromisso com horário, aconselhamento médico,envelhecimento sadio, variações de treinamento, avaliações periódicas e motivação. O conjunto dessas necessidades torna esse treinamento individualizado mais significante.
Referências
-Alves, C.; Trovo, C. E.; Nogueira, M. W. Aacademia de ginástica como lazer para mulheres adultas da cidade de Rio Claro-SP. Revisa Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 9. Núm. 1, 2010.
-Araújo, C. A. S. Identificação dos fatores de aderência em programa de atividade física em academias utilizando inteligência computacional. Rio de Janeiro. 2010.
-Beresford, H.; Silva, I. L.; Garay, L. C. O treinamento personalizado: um enfoque paradigmático da performance para o bem estar. Revista Eletrônica da Escola de Educação Física e Desportos.UFRJ. Vol. 4. Núm. 1. 2008.
-Borges, I. T.; e colaboradores. Características dos sistemas de treinamento em musculação utilizados pelos profissionais em academias. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 15. Núm. 149. 2010.
-Bossle, C. B. O personal trainere o cuidado de si: uma perspectiva de mediação profissional. Movimento. Vol. 14. Núm. 1. p. 187. 2008.
-Knijnik, J. D.; Santos, S. C. Motivos de adesão a pratica de atividades físicas na vida adulta intermediaria. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo. p. 29. 2006.
-Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis: (s.n.), 2008.
-Nunomura, M. Motivos de adesão a atividade física em função das variáveis idade, sexo, grau de instrução e tempo de permanência. Revista Brasileira Atividade Física e Saúde. Vol. 3. Núm. 3. p. 56. 1998.
-Prado, A. O. V.; Liberali, R. Motivos que levam mulheres a procurarem treinamento personalizado. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 2. Núm. 11. p. 565. 2008.
-Prestes, M. T.; Moura, J. A. R.; Oliveira, A. C. Estudo exploratório sobre prescrição, orientação e avaliação de exercícios físicos em musculação. Revista Kinisis. Núm. 26, p.23. 2012.
-Saba, F. Aderência a pratica do exercício físico em academias. São Paulo. Manole. 2001.
-Salcedo, J. F. Os motivos ad pratica regular do treinamento personalizado: um estudo com alunos de personal trainer. Porto Alegre-RS. 2010.
-Silva, R. B.; Silva, E. A. A.A eficiência do controle do exercício físico através de um trabalho personalizado. Cuabá-MT. p. 2. 2011.
-Tahara, A. K.; Schwartz, G. M.; Silva, K. A. Aderência e manutenção da prática de exercícios em academias. Revista Brasileira Ci e Mov. Brasília. Vol. 11. Núm. 4. p. 8. 2003.
-Tahara, A. K.; Silva, K. A. A prática de exercícios Físicos na promoção de um estilo de vida ativo. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 9. Núm. 61. 2003.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).