Gordura corporal, imagem corporal e maturação sexual de jovens atletas
Resumo
O presente estudo objetivou avaliar o perfil antropométrico, imagem corporal e a maturação sexual, de atletas de diferentes modalidades esportivas, do sexo feminino, do município de Chapecó/SC. Foram avaliadas 34 atletas, do sexo feminino, com idade entre 12 e 16 anos pertencente a três modalidades esportivas (voleibol, futsal e handebol). A imagem corporal foi avaliada conforme a escala de silhuetas propostas por Stunkard, sendo consideradaa variação entre a silhueta atual e a silhueta ideal. A avaliação da maturação sexual (auto-avaliação) de acordo com os estágios de Tanner, aidade de menarca foi identificada através de entrevista individualizada e o %G foi obtido pela equação de Lohman (tríceps+subescapular). O estudo atendeu as normas da Resolução CNS 196/96. Os dados indicam que das 34 atletas avaliadas 31 encontram-se no estágio púbere e 3 atletas do estágio pós-púbere do desenvolvimento mamário. Já para o desenvolvimento dos pelos púbicos 32 atletas encontram-se no estágio púbere e 2 atletas no estágio pós-púbere. Em relação a imagem corporal 15 atletas apresentaram-se satisfeitas, 15 atletas classificaram-se como insatisfeitas pelo excesso de peso e 4 consideraram-se insatisfeitas pela magreza. No que refere-se ao % G podemos afirmar que seus valores médios encontram-se dentro dos parâmetros indicados para sexo e idade. Concluindo-se que a importância da realização de estudos com atletas adolescentes, possibilitando com isso ampliar as discussões sobre as variáveis antropométricas, imagem corporal e a maturação biológica, e como estas podem, influenciar o rendimento no treinamento desportivo.
Referências
-Bissochi, C. O.; Juzwiak, C. R. Avaliação nutricional e da percepção da autoimagem corporal de atletas adolescentes de voleibol. Nutrire: Rev. Soc. Bras. Alim. Nutr. Vol. 37. Num. 1. 2012. p. 34-53.
-Campana, A. N. N. B.; Tavares, M. C. G. C. F. T. Avaliação da Imagem Corporal: instrumentos e diretrizes para pesquisa. São Paulo. Phorte. 2009.
-Del Ciampo, L. A.; Del Ciampo, L. R. L. Adolescência e imagem corporal. Adolescência & Saúde. Vol. 7. Num. 4. 2010. p. 55-59.
-Fortes, L. S.; Almeida, S. S.; Ferreira, M. E. C. Indicadores antropométricos de insatisfação corporal e de comportamentos alimentares inadequados em jovens atletas. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol. 19. Num. 1. 2013.
-Gonçalves, G. G. Avaliação da composição corporal por diferentes métodos e análise antropométrica em tenistas. Dissertação de Mestrado. Universidade de Coimbra. 2012.
-Guedes, D. P.; Guedes, J. E. R. P. Crescimento, composição corporal e desempenho motor de crianças e adolescentes. São Paulo. CLR Balieiro. 2000.
-Guyton, A. C.; Hall, J. E. Fisiologia Humana e Mecanismos das doenças. 6ª edição. Guanabara Koogan.1998.
-Linhares, R. V.; e colaboradores. Efeitos da maturação sexual na composição corporal, nos dermatóglifos, no somatótipo e nas qualidades físicas básicas de adolescentes. Arq. Bras. Endocrinol. Metabol. Vol. 53. Num. 2. 2009.
-Malina, R. M.; Bouchard, C.; Bar-orO. Crescimento, Maturação e Atividade Física. São Paulo. Phorte. 2009.
-Neufelt, A.; Hammes, A. Crescimento Físico, Maturação Sexual e Antropometria de meninas de 12 a 14 anos. TCC de Graduação. Universidade Comunitária da Região de Chapecó. 2009.
-Organização Mundial da Saúde. Referência de Crescimento de 5-19 anos. Genebra: 2007. Disponível em: http://www.who.int/growthref/bmifa_girls_z_5_19_label s.pdf. Acesso em: 28/02/2013.
-Petroski, E. L. Antropometria Técnicas e padronizações. Blumenau-SC. Nova Letra. 2007.
-Petroski, E. L.; Pelegrini, A.; Glaner, M. F. Motivos e prevalência de insatisfação com a imagem corporal em adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva. Vol. 17. Num. 4. 2012.
-Pozzobon, M. E.; Confortin, F. G.; Rezer, C. R. Perfil antropométrico e maturação sexual de jovens atletas do sexo feminino, do município de Chapecó-SC. VI Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte. 2012.
-Rocha, G. G.; e colaboradores. Percepção da imagem corporal e avaliação do estado nutricional de mulheres praticantes de futebol de salão de um clube do município de Arujá-SP. XXXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2012.
-Rochelle, M. C. S. A.; Filho, A. A. B.; Arruda, M. Atividade Física e Qualidade de Vida na Escola. InCrescimento, Estado Nutricional e Composição Corporal de Adolescentes Praticantes de Atividades Esportivas. Campinas-SP. IPES. 2008.
-Santos, M. A. M. Análise da idade de menarca e composição corporal em meninas atletas de natação e sedentárias. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco/Universidade do Porto. 2001.
-Silva, C. C.; Teixiera, A. S.; Goldeberg, T. B. L.O esporte e suas implicações na saúde óssea de atletas adolescentes. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol. 9. Num. 6. 2003.
-Silva, D. R. Crescimento Físico e Maturação Sexual de Jovens Atletas do Município de Chapecó-SC. 2011. TCC de Graduação. Universidade Comunitária da Região de Chapecó. UNOCHAPECÓ. 2011.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).