Auto-imagem de frequentadores de academias de ginástica, consumidores de suplementos nutricionais
Resumo
Objetivo: Relacionar o consumo de suplementos nutricionais por parte desses freqüentadores a possíveis distúrbios de auto-imagem, a exemplo da dismorfia muscular, e tendência a utilização de estratégias danosas a saúde. Método: Foram entrevistados 45 indivíduos do gênero masculino freqüentado-res de academias de ginástica com idades variando entre 15 e 48 anos, na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, em 2007. Foi aplicado um questionário com 20 questões abertas na tentativa de traçar um perfil desses praticantes, envolvendo pontos como satisfação com a imagem corporal, uso de esteróides anabolizantes, entre outros. Resultados: Dentre os entrevistados, 67% consumiam suplementos nutricionais. Percebeu-se que a estatística dos consumidores de suplementos nos demais itens relevantes deste estudo se destacou em relação aos não consumidores. 80% em relação a 60% praticam apenas musculação, 53,3% em relação a 13,3% tinham uma predisposição a se exercitar visando apenas um ganho de massa muscular, 23,3% em relação a 6,7% evitam rigorosamente atividades físicas que possivelmente favoreçam a perda de massa muscular, 20% em relação a 6,7% utilizariam estratégias para ganho de massa muscular mesmo que fossem danosas a saúde e 30% em relação a 6,7% já usaram esteróides anabolizantes, respectiva-mente. Conclusão: Os indivíduos que conso-mem suplementos nutricionais possivelmente possuem características normalmente presen-tes em um quadro de dismorfia muscular, não diagnosticando como tais, podendo serem fortes candidatos a desenvolverem esse distúrbio de auto-imagem.
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