Consumo de suplementos nutricionais por praticantes de musculação em academias do municí­pio de Tenente Portela-RS

  • Elis Marina Marchioro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI Campus de Frederico Westphalen.
  • Fábia Benetti Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-Campus Frederico Westhalen
Palavras-chave: Suplementos nutricionais, Musculação, Consumo

Resumo

A musculação é um dos exercícios físico mais praticado por indivíduos que buscam maior desempenho físico e ganho de massa muscular. Os indivíduos que praticam musculação na maioria das vezes almejam atingir a performance esperada em curto espaço de tempo, para tal fazem uso de suplementos nutricionais. Este consumo muitas vezes é indiscriminado, podendo trazer prejuízos a saúde. Neste contexto, o presente estudo objetivou investigar o consumo de suplementos nutricionais em praticantes de musculação de academias do município de Tenente Portela, bem como, avaliar o estado nutricional dos mesmos. Paraa coleta de dados utilizou-se um questionário contendo 14 perguntas, e também foram coletados dados para avaliação antropométrica. Foram avaliados 30 praticantes de musculação, de ambos os sexos, com idade entre 18 a 51 anos, sendo 43,3% do sexo feminino e 56,7% do sexo masculino. Quanto ao estado nutricional, verificou-se que ambos os gêneros estavam eutróficos, com 46,1% das mulheres e 41,1% dos homens. Os resultados mostram que 30% dos pesquisados consumiam algum tipo de suplemento alimentar. O suplemento mais citado foi o whey protein, com 23,3% no sexo masculino e 15,38% no sexo feminino. O professor de academia com 42,9% dos homens e 50% das mulheres fora a maior fonte de orientação para o uso dos suplementos. Constatou-se que o consumo de suplementosalimentares encontra-se consideravelmente baixo em praticantes de musculação das academias pesquisadas. Porém, podemos verificar que o maior consumo é entre os homens, e que a orientação em ambos os sexos não é de um profissional qualificado.

Biografia do Autor

Elis Marina Marchioro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI Campus de Frederico Westphalen.

Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI Campus de Frederico Westphalen..

Fábia Benetti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-Campus Frederico Westhalen

Fábia Benetti: Nutricionista. Mestre em Envelhecimento Humano. Docente do Curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI Campus de Frederico Westphalen.

Referências

-Almeida, C.; e colaboradores. Avaliação do conhecimento sobre nutrição esportiva, uso e indicação de suplementos alimentares por educadores físicos nas academias de Passo Fundo/RS. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 3. Num. 15. 2009. p. 232-240.

-Alves, S.C. R.; Navarro, F. O uso de suplementos alimentares por freqüentadores de academias de Potim-SP. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 4. Num. 20. 2010. p. 139-146.

-Aranha, M. C. G. S.; e colaboradores. O uso dos suplementos whey protein e BCAA em adultos praticantes de musculação em uma academia de Belém do Pará. Fiep Bulletin. Vol. 82. 2012.

-Assumpção, B.V.; Diniz, J. C.; Sol, N.A.A. O nível de conhecimento das informações sobre suplementação e alimentação utilizados por indivíduos frequentadores de academia de diferentes níveis sociais na cidade de Sete Lagoas-Minas Gerais. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 1. Num. 5. 2007. p. 01-12.

-Bacurau, R.F. Nutrição e Suplementação Esportiva. São Paulo. Phorte. 2009.

-Conselho Federal de Nutricionistas. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do Nutricionista e suas atribuições, estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação, e dá outras providências. Anexo I. Resolução CFN, Num. 380 de 2005. Brasília.

-Domingues, S.F.; Marins, J.C.B. Utilização de recursos ergogênicos e suplementos alimentares por praticantes demusculação em Belo Horizonte-MG. Fitness e Performance. Rio de Janeiro. Vol. 6. Num. 4. 2007. p. 218-226.

-Felix, I.R.S. Avaliação do conhecimento de fontes alimentares euso de suplementos esportivos em frequentadores da academia de ginástica Fitness Club em Guarulhos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 5. Num. 27. 2011. p. 230-235.

-Granuzzo, V.T. Whey Protein. Revista Nutrição Saúde e Performance. Vol. 40. p. 38-43. 2008.

-Iriart, J.A.B.; Chaves, J.C.; Orleans, R.G. Culto ao corpo e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação. Caderno de Saúde Pública. Rio de Janeiro. Vol. 25. Num. 4. 2009. p. 773-782.

-Jesus, E.V.; Silva, M. D. B. Suplemento alimentar como recurso ergogênico por praticantes de musculação em academias. Anais do III encontro de Educação Física e Áreas afins. UFPI, 2008.

-Lohman, e colaboradores. Determinação do % de gordura corporal através do somatório das dobras cutâneas. 1992. In: Leão, L.S. C. de S.; Gomes, M. C. R. Manual de Nutrição Clínica. Petrópolis, RJ. Vozes. 2012. p. 17.

-Mallmann, J. A.; Berleze, K. J. Perfil dietético e antropométrico de adultos praticantes de exercícios físicos em academias do município de Lajeado-RS que não estão em reeducação alimentar. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 4. Num. 21. 2010. p. 231-241.

-Oliveira, C.E.; e colaboradores. Avaliação do consumo alimentar antes da prática de atividade físicade frequentadores de uma academia no município de São Paulo em diferentes modalidades. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 7. Num. 37. 2013. p. 57-67.

-Organização Mundial da Saúde. Índice de Massa Corporal. 1998. IN: Leão, Leila S. C. de S.; Gomes, Maria do Carmo Rebello. Manual de Nutrição Clínica. Petrópolis, RJ. Vozes. 2012. p. 15.

-Pereira, C.V.; Monteiro, E.A.; Venci, G.L.; De Paula, L.; Liberali, R.; Navarro, F. Perfil do uso de Whey protein nas academias de Curitiba-PR. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 3. Num. 17. 2009. p. 423-431.

-Pimenta, M.G.; Lopes, A.C. Consumo de suplementos nutricionais por praticantes de atividade física de academias de ginásticas de Cascavel-PR. Revista de Nutrição de Campinas. Vol. 11. Num. 1. 2007. p. 76-82.

-Rigon, T.V.; Rossi, R.G.T. Quem e por que utilizam suplementos alimentares? Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 6. Num. 36. 2012. p. 420-426.

-Santos, R.; e colaboradores. Obesidade, síndrome metabólica e atividade física: estudo exploratório realizado com adultos de ambos os sexos, da Ilha de S. Miguel. Revista Brasileira de Educação Física. Vol. 19. Num. 4. 2005. p. 317-328.

-Silva, C.C.; Nascimento, S.P.; Macêdo, É.M.C. Avaliação do consumo alimentar no pré-treino em praticantes de musculação. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 7. Num. 37. 2013. p. 13-18.

-Teixeira, P.; Sardinha, L.B.; Barata, J. L. Themudo. Nutrição, Exercício e Saúde. Lisboa-Porto. Lidel. 2008, p. 379-410.

-Silva, R.K.; Junior, D.A.F.; Neves, A.S. Consumo de ergogênicos nutricionais por praticantes de musculação de diversas academias de ginástica de Resende-RJ. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 6. Num. 36. 2012. p. 470-476.

-Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 9. Num. 2. 2003. p. 1-13.

-Souza, R.; Ceni, G.C. Uso de suplementos alimentares e autopercepção corporal de praticantes de musculação em academias de Palmeira das Missões-RS. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 8. Num. 43. 2014. p. 20-29.

-Trog, S.D.; Teixeira, E. Uso de suplementação alimentar com proteína e aminoácidos por praticantes de musculação do município de Irati-PR. Cinergis. Vol. 10. Num. 1. 2009. p. 43-53.

-Uchoas, G.; e colaboradores. Hábitos alimentares de freqüentadores de academias em Apucarana-PR. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 5. Num. 30. 2011. p. 530-540.

-Zilch, M.C.; e colaboradores. Análise da ingestão de proteínas e suplementação por praticantes de musculação nas academias centrais da cidade de Guarapuava-PR. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 6. Num. 35. 2012. p. 381-388.

Publicado
2015-04-03
Como Citar
Marchioro, E. M., & Benetti, F. (2015). Consumo de suplementos nutricionais por praticantes de musculação em academias do municí­pio de Tenente Portela-RS. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 9(49), 40-52. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/499
Seção
Artigos Científicos - Original