Avaliação do perfil antropométrico e consumo alimentar adolescentes jogadores de futsal
Resumo
O futsal é um esporte popular e com grande adesão entre adolescentes. O presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil antropométrico e o consumo alimentar de adolescentes de um clube de futsal de Curitiba, da categoria sub-15. Aamostra foi constituída de 11 adolescentes de 15 a 16 anos de idade. Os resultados apontaram que 81,8% (n=11) encontravam-se em eutrofia, em relação ao IMC (20,9 ± 1,9 kg/m²)e com percentual de gordura ótimo (14,0 ± 3,0%). No entanto, observou-se um déficit energético de 395,59 kcal em comparação com as necessidades de energia. Em relação aos macronutrientes, os carboidratos encontravam-se no limite mínimo recomendado (5,35 ± 1,79 g/kg/dia), a proteína encontrava-se acima do preconizado (1,74 ± 0,77 g/kg/dia) e os lipídios excederam a recomendação (1,2 a 1,6g/kg/dia). Quanto aos micronutrientes o ácido ascórbico apresentouconsumo acima do recomendado (120 ± 83,2 mg/dia). Quanto ao cálcio, observou-se um déficit de ingestão (522 ± 464 mg/dia),o ferro foi o único micronutriente que se encontrou dentro da ingestão recomendada (13,5 ± 8,2 mg/dia)e o zinco indicou ingestão levemente deficiente (10,4 ± 7,2 mg/dia). Conclui-se que o perfil antropométrico encontra-se adequada. As distorções encontradasna ingestão alimentar demonstram a importância de uma correta orientação e acompanhamento nutricional, para que não haja prejuízos em relação ao desenvolvimento e o desempenho atlético.
Referências
-Avaliação nutricional da criança e do adolescente. Manual de Orientação / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. São Paulo. 2009.
-Barbosa, V.L.P. Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência: Exercício, Nutrição e Psicologia. Manole. 2004. p. 136.
-Biesek, S.; Alves, L.A.; Guerra, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. 2ª edição. Manole. 2010. p. 130.
-Brouns, F. Fundamentos de nutrição para os desportos. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2005. p. 01.
-Cozzolino, S.M.F.; Cominetti C.; Bases Bioquímicas e Fisiologia da Nutrição nas Diferentes Fases da Vida na Saúde e na Doença. Manole. 2013.
-Curitiba.Secretaria Municipal da Saúde. Protocolo de Atenção à Saúde do Adolescente. 2006.
-Curitiba.Secretaria Municipal da Saúde. Caderno de Gráficos para Diagnóstico do Estado Nutricional. 2010.
-Gomes, R.; Ribeiro, S.; Aoki, M. Consumo alimentar e Perfil Antropométrico de Tenistas Amadores e Profissionais. Rev Bras Med Esporte. Vol. 15. Núm. 6. 2009.
-Hallal,P.C.; e colaboradores. Adolescent physical activity and heath: a systematic review. Sport. Med. Vol. 36. p. 1019-30. 2006.
-Hernandez, A. J.; Nahas, R. M. Modificações dietéticas. Reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde, Suplemento. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol. 15. Núm. 3. 2009.
-Mann, J.; Truswell, S. Nutrição Humana. Guanabara Koogan. 2009. p. 20.
-Marcon, M. F.; Saad, M. A. Estilo de tomada de decisão dos treinadores de equipes de futsal e futebol nas categorias de base. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 5. Núm. 17. p. 205-212. 2013.
-Pedrezini, A.; Sureira, T. Correlação entre sinais de deficiência e consumo de micronutrientes em atletas amadores de futsal masculino. Nutrire. Vol. 34. Suplemento 10º Congresso Nacional da SBAN. p. 432-432. 2009.
-Santana, W.C. Contextualização histórica do futsal.2006.Disponível em http//www. pedagogia do futsal.com.br. Acesso em 10/10/14.
-Santos, M.; Juzwiak, C. Avaliação da qualidade do padrão alimentar de jogadores adolescentes de futsal das categorias sub-15 e sub-17 nos períodos de treino e competição. Nutrire. Vol 36. Suplemento 11º Congresso Nacional da SBAN. 2011. p. 151.
-Sartori, R.F.; Prates, M.E.F.; Tramonte, V.L.G.C. Hábitos Alimentares de atletas de futsal dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Rev Educ Fís/UEM. p. 55-62. 2002.
-Schwarz, K.; Freitas, A.; Silva, R. Avaliação da ingestão calórica e de macronutrientes de atletas do futsal masculino do município de Guarapuava. Guarapuava. 2009.
-Soares, B.; Tourinho Filho, H. Análise da Distância e Intensidade dos Deslocamentos. Numa Partida de Futsal, nas Diferentes Posições do Jogo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 20 Num. 2. p. 53-101. 2006.
-Tavares, L.F.; Yakoo, E.M.; Rosa, M.L.G.; Fonseca, S.C. Síndrome Metabólica em crianças e adolescentes brasileiros: Revisão sistemática. Caderno saúde coletiva. 2010.
-Vitolo, M. R. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rubio. 2008. p. 314.
-Wolinsky, I.; Hickson, J.F. Nutrição no exercício e no esporte. São Paulo. Vol. 2. Núm. 1. 2002.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).