Associação entre os fatores dietéticos utilizados na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares com o ganho de peso corporal
Resumo
O principal objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre o consumo de alimentos utilizados na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares (DCV) com ganho de peso corporal. Metodologia: foram estudados 152 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 20 e 79 anos, moradores do município de Montenegro, RS, participantes do projeto comunitário Viva Bairro. Os indivíduos passaram por avaliação antropométrica (peso, estatura e circunferência de cintura), onde foi determinado o índice de massa corporal (IMC) e risco cardíaco; eles também foram questionados quanto aos seus conhecimentos sobre as fontes dietéticas utilizadas para a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e se associavam o consumo destas fontes ao ganho de peso corporal. Resultado: Verificou-se que grande parte (%) dos indivíduos estudados está acima do peso normal e com risco de doença cardiovascular aumentado e que a maioria (%) deles, relacionaram o consumo de alimentos benéficos ao coração, os ricos em gorduras monoinsaturadas e alguns alimentos fontes de fibras solúveis, ao ganho de peso corporal. Conclusão: a população estudada possui conceitos incorretos a respeito de alimentos fontes de gorduras monoinsaturadas e fibras solúveis o que demonstra a necessidade de mais programas que esclareçam e informem a população sobre estes aspectos.
Referências
Silva, Ana Ligia Viggiano. e colaboradores. Perfil antropométrico de estudantes adultos de uma escola estadual da cidade de São Paulo. Rev. Nutrição Brasil, Rio de Janeiro, v. 2, n. 5, p. 279-285, set.-out. 2003. ISSN 1677-0234.
Shils, Maurice E. e colaboradores. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença, 9. ed. Barueri: Manole, 2003. Volumes 1 e 2.
Sizer, Frances Sinkiewicz; Whitney, Eleanor Noss. Nutrição Conceitos e Controvérsias. 8. ed. Barueri: Manole, 2003.
Machado, Paula Aballo Nunes; Sichieri, Rosely. Relação cintura-quadril e fatores de dieta em adultos. Rev Saúde Pública, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 198-204, abr. 2002. ISSN 0034-8910.
American Heart Association [periódico on line] 2000. [citado 2002 Mar 12]. Disponível em: URL: http://www. americanheartassociation.com
Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2° Consenso Brasileiro sobre Dislipidemias – Avaliação – Detecção – Tratamento. Arc Brás Cardiol 1996; 67:109-29.
Coppini, Luciana. Fibra Alimentar e Obesidade. São Paulo: Paraíso.
Fornes, Nélida Schmid de; Martins, Ignez Salas; Velasquez-Melendez, Gustavo et al. Escores de consumo alimentar e níveis lipêmicos em população de São Paulo, Brasil. Rev Saúde Pública, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 12-18, fev. 2002.
Katch, Frank I.; McArdle, William D. Nutrição, Exercício e Saúde. 4. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 1996.
Mahan, L. Kathleen; Escott-Stump Sylvia. Krause Alimentos, Nutrição & Dietoterapia. 10. ed. São Paulo: Roca, 2002.
Williams, Melvin H. Nutrição para Saúde, Condicionamento Físico & Desempenho Esportivo. 5. ed. Barueri: Manole, 2002.
Nacif, Márcia de Araújo Leite e colaboradores. Conhecimento de alimentos ricos em colesterol pela população. Rev. Nutrição Brasil, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 186-190, jul.-ago. 2003. ISSN 1677-0234.
Lottemberg, Ana Maria Pita. Perspectivas atuais sobre a gordura alimentar e as dislipidemias., v. 2, n. 6, p. 327-8, nov.-dez. 2003.
Rique, Ana Beatriz Ribeiro, Soares, Eliane de Abreu e Meirelles, Claudia de Mello. Nutrição e exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares. Rev Bras Med Esporte, São Paulo, v. 8, n. 6, p. 244-254, nov.-dez. 2002. ISSN 1517-8692.
Ewin, Jeannette. O lado Sadio das Gorduras: Ácidos graxos essenciais para uma vida e uma aparência saudáveis. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).