Taxa de sudorese em atletas de judô
Resumo
O judô é um esporte de combate praticado como arte marcial e estabelece formas de desenvolvimento de técnicas de defesas pessoais. A desidratação neste esporte pode ser leve, moderada e grave e a taxa de sudorese de um atleta depende necessariamente de variáveis como intensidade do exercício, superfície corporal, temperatura ambiente, umidade e aclimatação. O objetivo do presente estudo foi avaliar a taxa de sudorese de atletas de judô. Trata-se de um estudo transversal de caráter experimental realizado com 35 atletas, com idade entre 9 e 34 anos, da equipe de judô de um clube na cidade de São Paulo. Foi identificado que o percentual de perda de peso médio foi de 0,8% para os adultos e 0,1% para os adolescentes. Já o volume médio ingerido de líquidos durante o treino de aproximadamente 90 minutos, foi maior nos adolescentes (558 ml) do que nos adultos (393 ml). A média da taxa de sudorese dos adolescentes foi de 8,9 ml/min e dos adultos foi de 11,4 ml/min. Conclui-se que a perda de peso durante o treino e a taxa de sudorese em atletas de judô foi maior nos adultos do que nos adolescentes. A ingestão média de água pelos adultos foi menor em relação aos adolescentes, sendo que nenhum dos grupos consumiu a quantidade recomendada por hora de ingestão hídrica. No entanto, a perda de peso esteve dentro do aceitável, em ambos os grupos.
Referências
-American College of Sports Medicine-ACSM, American Dietetic Association (ADA), Dietitians of Canada (DC). Joint Position Statement: Nutrition and Athletic Performance. Medicine & Science in Sports & Exercise. Vol. 41. Núm. 3. 2009. p. 709-731.
-Barros, J.; e colaboradores. Avaliação da Taxa de Sudorese de Atletas de Judô e sua Associação com Escores Subjetivos de Fome e Apetite. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol. 16. Núm. 6. 2010. p. 408-412.
-Fabrini, S.P.; Brito, C.J.; Mendes, E.L. Práticas de redução de massa corporal em judocas nos períodos pré-competitivos. Rev. Bras. Educ. Fis. Esporte. Vol. 24. 2010. p. 165-177.
-Ferreira, A.M.; Oliveira, A.B.; Maróstica, M.R.; e colaboradores. Taxa de sudorese e condição hídrica em atletas de natação. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 9. 2015. p. 247-254. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/535/476>
-Ferreira, F.G.; Alves, K.; Costa, N. M. B.; e colaboradores. Efeito do nível de condicionamento físico e da hidratação oral sobre a homeostase hídrica em exercício aeróbico. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol. 16. Núm. 3. 2010. p. 166-170.
-Franchini, E; Nakamura, F.Y; Takito, M.Y; Kiss, M.A.P.D; Sterkowicz, S. Análise de um teste específico para o judô. Kinesis. Núm. 9. 1999. p. 91-98.
-Godois, A. M.; Raizel, R.; Rodrigues, V. B.; e colaboradores. Perda hídrica e prática de hidratação em atletas de futebol. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol. 16. Núm. 3. 2010. p. 47-50.
-Gomes, V.A.; Rodrigues, L.O. Avaliação do estado de hidratação dos atletas, estresse térmico do ambiente e custo calórico do exercício durante sessões de treinamento em voleibol de alto nível. Rev. Paul. Educ. Fís. Vol. 15. Núm. 2. 2001. p. 201-211.
-Hobold, E.; Hübner, W. T. Análise de aspectos morfológicos e funcionais relacionados à saúde dos alunos do projeto “Futuro do Judô: iniciação e alto nível através do esporte social”. Varia Scientia. Vol. 9. Núm. 15. 2010. p. 11-25.
-Horswill, C. A. Effective fluid replacement. Int J Sports Nutr. Vol. 2. Núm. 8. 1998. p. 175-195.
-Johnson, A.K. The sensory psychobiology of thist salt appetite. Med. Sci. Sports Exerc. Vol. 39. 2007. p. 1388-1400.
-Kreider, R.B.; Wilborn, C.D.; Taylor, L.; e colaboradores. Exercise & sport nutrition review: research recommendations. Vol. 7. 2010. p. 1-43.
-Lanius, S. F.; Crescente, L.; Siqueira, O. D. Perda hídrica em atletas jovens de natação. Revista Digital, Buenos Aires, ano 15. Núm. 147. 2010. p. 1.
-Lopes, M.Q.; Mazzoccante, R.P.; Browne, R.A.V.; e colaboradores. Estratégias de perda de peso em judocas de nível nacional. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 6. 2012. p. 268-274.
-Nunes, A.V. Confederação Brasileira de Judô: História do Judô. 2015. Disponível em:
-Perrella, M. M.; Noriyuki, P. S.; Rossi, L. Avaliação da perda hídrica durante treino intenso de Rugby. Rev Bras Med Esporte. Vol. 11. Núm. 4. 2005. p. 229-232.
-Silva, C.V.; Fayh, A.P.T. Perda de peso e consumo de bebidas durante sessões de treinamento de ballet clássico. Revista Brasileira Ciência Esporte. Vol. 33. Núm. 2. 2011. p. 495-506.
-Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potencias riscos para a saúde. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol. 15. Núm. 3. 2009 p. 3-12.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).