Linhaça na redução do colesterol: uma prospecção tecnológica
Resumo
Introdução: A linhaça é considerada um elemento funcional e os seus componentes ativos são as lignanas, que podem prevenir e controlar o câncer, reduzir o risco de obesidade, diabetes e o colesterol LDL, ou colesterol ruim. Objetivo: Neste contexto a presente prospecção foi realizada com o objetivo de avaliar o perfil quantitativo das publicações e de patentes com as palavras-chave Linhaça, Linseed e Colesterol, Cholesterol, utilizando as bases de dados Scopus, Scielo, Espacenet e INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Métodos: Foi realizado um estudo de natureza indireta e quantitativa. O presente estudo fez uma investigação de artigos e patentes. Para levantamentos dos dados de publicações, foi utilizada a base Scopus, Scielo, Espacenet e INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) para a busca de patentes e Artigos, utilizando as palavras-chave Linseed e Cholesterol. Resultados: Através dos resultados pode-se perceber que os Estados Unidos e o Brasil estão à frente das pesquisas e publicações a respeito do assunto. Conclusão: De modo geral, esta prospecção mostrou que a perspectiva de aplicação tecnológica da linhaça è uma alternativa promissora para a redução do colesterol, ficando evidente a importância das pesquisas na área, pois muitas informações acerca dos benefícios da utilização dela à saúde precisam ser esclarecidas e comprovadas cientificamente.
Referências
-Borges, J.T.S.; e colaboradores. Qualidade proteica de pão de sal contendo farinha de linhaça (linumusitatissimuml.). Alim. Nutr. Araraquara. Vol. 21. Núm. 1. p. 109-117. 2010.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).