Consumo e ní­vel de conhecimento sobre recursos ergogênicos entre estudantes de educação fí­sica

  • Luiz Henrique Licarião Nunes Universidade Paulista UNIP Brasí­lia
  • Alexandre Gonçalves Universidade Paulista UNIIP Brasília. Faculdade Atenas de Paracatu. Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos IMEPAC
Palavras-chave: Recursos ergogênicos nutricionais, Estudantes, Educação física

Resumo

A busca pela melhora da performance e por alterações na composição corporal têm motivado a ingestão de recursos ergogênicos nutricionais (REN). Apesar de já estar bem claro na literatura o avanço da utilização de suplementos alimentares pela população em geral, até o momento não temos dados especí­ficos ao consumo e ní­vel de conhecimento adquirido pelos estudantes de Educação Fí­sica ao longo de sua formação. O objetivo do presente estudo foi averiguar a prevalência do uso, o nível de conhecimento, e as fontes informações sobre REN por estudantes de Educação Fí­sica. Os dados foram coletados a partir de uma amostra de 169 estudantes de Educação Fí­sica, regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério da Educação nos estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Foi utilizado um questionário semiestruturado, autoaplicável, composto por 13 perguntas objetivas. Os resultados obtidos demonstraram que 72,2% dos voluntários praticam atividade física. Quanto a utilização REN constatou-se que 41,29% utilizam, sendo os principais BCAA (64,1%), Whey Protein (64,1%), Creatina (45,3%), Hipercalórico (29,7%) e Maltodextrina (25%). No entanto, observou-se que a prescrição de tais suplementos é realizada por profissionais não habilitados em 42,8%. Já quanto à fonte de informação sobre REN acessada por estes estudantes destaca-se a internet (64%), seguida pelo Nutricionista (45,3%). Conclui-se que os estudantes de Educação Fí­sica fazem uso significativo de REN (41,29%) com prescrição significativa por profissionais não habilitados. Quanto ao ní­vel de informação sobre REN a fonte de informação mais utilizada pelos estudantes são a internet e/ou nutricionista.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Licarião Nunes, Universidade Paulista UNIP Brasí­lia

Curso de Educação Fí­sica/Instituto de Ciências da Saúde

Alexandre Gonçalves, Universidade Paulista UNIIP Brasília. Faculdade Atenas de Paracatu. Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos IMEPAC

Instituto Ciencias da Saúde

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Publicado
2018-02-06
Como Citar
Nunes, L. H. L., & Gonçalves, A. (2018). Consumo e ní­vel de conhecimento sobre recursos ergogênicos entre estudantes de educação fí­sica. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 11(67), 875-883. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/919
Seção
Artigos Científicos - Original