Relación entre Índice de Masa Corporal (IMC), velocidad y agilidad en escolares de 7 años

  • William Cordeiro de Souza Educador Fí­sico. Universidade do Contestado, UnC. Especialista em Fisiologia do Exercí­cio com ênfase em Treinamento Esportivo.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.
  • Marcos Tadeu Grzelczak Educador Fí­sico. Especialista em Treinamento Desportivo. Professor da Universidade do Contestado, UnC. Mestrando do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.
  • Antonio Roberto Robles Educador Fí­sico. Professor da Universidade do Contestado, UnC.
  • Fernando Carvalheiro Reiser Universidade do Vale do Itajaí­, Univali.
  • Wallace Bruno de Souza Universidade do Vale do Itajaí, Univali.
  • Douglas Tajes Junior Professor da Universidade do Contestado, UnC. Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.
  • Izabel Cristina Rodrigues Calliari Mestre em Educação Fí­sica e Saúde. Universidade do Contestado - UnC.
Palabras clave: Indice de masa corporal, Velocidad, Agilidad, Niños

Resumen

El objetivo del presente estudio fue establecer una relación entre el índice de masa corporal (IMC), la velocidad y la agilidad en escolares de 7 años. La muestra intencional estuvo constituida por 39 escolares. Se evaluó el peso y la talla para obtener el IMC. Fueron realizados el test de velocidad de desplazamiento y el test de Agilidad, protocolos sugeridos por PROESP-BR. Para el análisis de los datos se utilizó estadística descriptiva: media, desviación estándar (sd), frecuencia porcentual (%) y factor de correlación de Pearson (r). La población estudiada presentó 20,89 ± 4,02 de peso corporal; 1,13 ± 0,04 de altura; 16,11 ± 2,29 IMC; 5,8 ± 0,83 de velocidad y 10,48 ± 1,07 de agilidad. Se puede observar una correlación negativa pero no significativa entre IMC y velocidad (r= -0.014; p= 0.931), lo mismo ocurrió entre IMC y agilidad (r= -0.133; p= 0.418), sin embargo para velocidad y agilidad (r= 0.606; p= <0.001) hubo una correlación positiva y significativa. Al final del estudio, se verificó que no hubo correlación entre el IMC y la velocidad, lo mismo sucedió entre el IMC y la agilidad, sin embargo, hubo significación entre la velocidad y la agilidad.

Biografía del autor/a

William Cordeiro de Souza, Educador Fí­sico. Universidade do Contestado, UnC. Especialista em Fisiologia do Exercí­cio com ênfase em Treinamento Esportivo.

Educador Fí­sico. Universidade do Contestado, UnC. Especialista em Fisiologia do Exercí­cio com ênfase em Treinamento Esportivo.

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.

Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.

Marcos Tadeu Grzelczak, Educador Fí­sico. Especialista em Treinamento Desportivo. Professor da Universidade do Contestado, UnC. Mestrando do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.

Educador Fí­sico. Especialista em Treinamento Desportivo. Professor da Universidade do Contestado, UnC. Mestrando do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.

Antonio Roberto Robles, Educador Fí­sico. Professor da Universidade do Contestado, UnC.

Educador Fí­sico. Professor da Universidade do Contestado, UnC.

Fernando Carvalheiro Reiser, Universidade do Vale do Itajaí­, Univali.

Universidade do Vale do Itajaí­, Univali.

Wallace Bruno de Souza, Universidade do Vale do Itajaí, Univali.
Universidade do Vale do Itajaí, Univali.
Douglas Tajes Junior, Professor da Universidade do Contestado, UnC. Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.
Professor da Universidade do Contestado, UnC. Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.
Izabel Cristina Rodrigues Calliari, Mestre em Educação Fí­sica e Saúde. Universidade do Contestado - UnC.

Mestre em Educação Fí­sica e Saúde. Universidade do Contestado - UnC. Lí­der do Grupo de Estudo do Núcleo de Estudo em Atividade Fí­sica - NEAF. 

Citas

-Bompa, T. O. Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. Phorte. 2002.

-CDC -Centers for disease control and prevention (CDC). National Center for Health Statistics. CDC Growth Charts: United States. Atlanta: CDC,2000. Disponível em: http://www.cdc.gov/growthcharts. Acesso em: 18/05/2013.

-Fernandes Filho, J. A prática da avaliação física: Testes, medidas e avaliação física em escolares, atletas e academias de ginástica. Shape. 2003.

-Krebs, R. J.; Macedo, F. O. Desempenho da aptidão física de crianças e adolescentes. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 10. Num. 85. p. 1. 2005.

-Lima, A. F.; Coutinho, M. M. A. Correlação da capacidade física agilidade com o IMC em atletas do Campo Grande-MS Rugby Clube. Revista Digital. Buenos Aires. Ano17. Num. 177. p. 1. 2013.

-Lucca, C.; Guerra, T. C. A influência da condição socioeconômica sobre o desempenho de velocidade em crianças de 9 e 10 anos de idade. Movimentum. Revista Digital de Educação Física. Unileste-MG. Vol. 1. 2006.

-Machado Filho, R. Um breve estudo das valências físicas flexibilidade e agilidade em escolares. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 17. Num. 176. p. 1. 2013.

-Proesp. Projeto Esporte Brasil: Manual de Aplicação de Medidas e Testes, Normas e Critérios de Avaliação. Porto Alegre –RS. Disponível em: http://www.proesp.ufrgs.br/bateria-de-testes.php. Acesso: 02/02/2014.

-Souza, M. A.; Mescke, J. M.; Luckmann, J. L. O.; Barros, K.; Garcia, J. C. A. Contribuição da Educação Física Escolar para o desenvolvimento da aptidão física relacionada à saúde. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 14. Num. 139. p. 1. 2009.

-Souza, W. C.; Souza, W. B.; Grzelczak, M. T.; Mascarenhas, L. P. G.; Lima, V. A. Comparação de IMC em meninos e meninas de 5 e 6 anos de idade de uma escola do município de Três Barras-SC. Revista UNIANDRADE. Vol. 14. Num. 2. p. 121-130. 2013.

-Souza, Y. R.; Cavagnoli, D. C.; Silva, E. R. Análise das variáveis determinantes de desempenho no teste físico FIFA. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 16. Num. 157. p. 1. 2011.

-Velho, R.; Fornari, F. Avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares da faixa etária de nove anos de idade. Revista Digital. Buenos Aires. Num. 158. p. 1. 2011.

Publicado
2015-01-31
Cómo citar
Souza, W. C. de, Gomes Mascarenhas, L. P., Grzelczak, M. T., Roberto Robles, A., Reiser, F. C., Souza, W. B. de, Tajes Junior, D., & Calliari, I. C. R. (2015). Relación entre Índice de Masa Corporal (IMC), velocidad y agilidad en escolares de 7 años. RBNE - Revista Brasileña De Nutrición Deportiva, 8(48), 380-384. Recuperado a partir de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/481
Sección
Artículos Científicos - Original