Uso de suplementos alimentares por universitários da área de saúde em Salvador-BA
Resumo
Introdução: O uso de suplementação alimentar é uma realidade constante na sociedade contemporânea, no entanto, existem poucos estudos em relação ao assunto. O que antes era prática de uma população específica de atletas, hoje, é uma realidade em todos os grupos. Na população universitária da área de saúde não é diferente. Objetivo: Avaliar a frequência e o perfil do uso de suplementos alimentares por estudantes da área de saúde em uma universidade privada em Salvador. Materiais e métodos: Estudo descritivo, com a população universitária da área de saúde. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário online, sem identificação. Foi realizada análise das variáveis categóricas sob a forma de frequências e porcentagens, enquanto as variáveis contínuas foram avaliadas na forma de médias ± desvio-padrão. Resultados: Dos 401 estudantes avaliados, a faixa etária predominante foi 20 a 24 anos e a maioria foi do gênero feminino (69,3%). Em relação ao curso universitário, a maior porcentagem era do curso de medicina (27,4%). Da amostra dos estudantes participantes, 51,1%, responderam fazer uso de algum tipo de suplemento e 61,6% afirmou praticar alguma atividade física. A maioria dos usuários, 83,4%, afirmou ter obtido os resultados esperados, no entanto, 11,2% relataram presença de eventos adversos. Conclusão: Na amostra estudada foi observada uma elevada frequência do uso de suplementos alimentares e um uso predominante de suplementos proteicos. Eventos adversos foram relatados que podem possivelmente associados ao consumo dos suplementos.
Referências
Bertulucci, K.N.B.; Schembri, T.; Pinheiro, A.M.M.; Navarro, A.C. Consumo de suplementos alimentares por praticantes de atividade física em academias de ginástica em São Paulo. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 4. Núm. 20. 2010. p. 165-172.
Brasil. Resolução CFN no600, de 25 de fevereiro 2018. Altera a Resolução CFN nº 380 de 28 de dezembro de 2005, que dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 23 de maio 2018.Brasilia-DF. 2018.
Drumond, B.P.S. Consumo de Suplementos Alimentares em Estudantes da Universidade do Porto. Tese (1.º Ciclo em Ciências da Nutrição). Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. 2018.
Fayh, A.P.T.; Silva, C.V.; Jesus, F.R.D.; Costa, G.K. Consumo de suplementos nutricionais por frequentadores de academia da cidade de Porto Alegre. Revista Brasileira de Ciência Esporte. Vol. 35. Num. 1. 2013. p. 27-37.
Firmino, I.C.; Tabai, K.C. Suplementos alimentares: averiguação da adequação da rotulagem frente à legislação brasileira vigente. Faz Ciência. Vol. 17. Num. 26. 2015. p. 96-116.
Goston, J.L. Prevalência do uso de suplementos nutricionais entre praticantes de atividade física em academias de Belo Horizonte: Fatores associados. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Tese de Doutorado em Ciência de Alimentos. Faculdade de Farmácia da UFMG. 2008.
Hernandez, A.J.; Nahas, R.M. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Revista Brasileira Medicina do Esporte. Vol. 15.Num. 3. 2009. p. 3-12.
Poll, F.A.; Lima, A.P. Consumo de suplementos alimentares por universitários da área da saúde. Revista Cinergis. Santa Cruz do Sul. Vol. 14. Num. 1. 2013. p-33-37.
Marcondelli, P.; Costa T.H.M.; Schmitz, B.A.S. Nível de atividade física e hábitos alimentares de universitários do 3ºao 5ºsemestre da área da saúde. Revista de Nutrição. Vol. 21. Num 1. 2008. p. 39-47. 10. Oliveira, L.N. Consumo de suplementos nutricionais por estudantes do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. TCC. Graduação em nutrição. Universidade Federal da Paraíba. 2018.
Pereira, B.B.; Vieira, S.C.R.; Melo, E.F.; Pereira, L.M.F.; Gonçalves, P.A.T.; Santos, Y.W.T.; Albuquerque, V.P.G.; Gadêlha, L.M.; Marques, A.A. O uso de suplementos alimentares por Praticantes de musculação. Revista E-Ciência. Vol. 2. Núm. 5. 2017. p. 104-110.
Philippi, J.M.S.O uso de suplementos alimentares e hábitos de vida de universitários: O caso da UFSC. Florianópolis. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. 2004.
Santos, E.A.; Pereira, F.B. Conhecimento sobre suplementos alimentares entre praticantes de exercício físico. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 11. 2017. p.134-140.
Santos, H.V.D.; Oliveira, C.C.P.; Freitas, A.K.C.; Navarro, A.C. Consumo de suplementos alimentares por praticantes de exercício físico em academias de bairros nobres da cidade do Recife. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 7. Num. 40. 2013. p.204-211.
Schuler, A.C.; Rocha, R.E.R. Fatores associados à utilização de suplementos alimentares por universitários. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 12. Num. 73. 2018. p. 590-597.
Silva, C.C.; Silva, R.P.P. Consumo de suplementos alimentares por adultos praticantes de musculação em academias no interior de Pernambuco. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 12. Num. 73. 2018. p. 617-627.
Silva, M.L.; Teixeira, L.J.M.; Lima, J.S.; Pereira, F.O.; Menezes, M.E.S. Consumo de suplementos alimentares por praticantes de atividade física em academias de ginástica em Cuité, Paraíba. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 11. Num. 65. 2017. p. 644-653.
Souza, A.C.A. Avaliação do conhecimento e do uso de suplementos alimentares e esteroides anabolizantes por usuários de academias na cidade de Lagarto-SE. TCC. Graduação em Farmácia. Universidade Federal de Sergipe. Lagarto. 2018.
Sussmann, K. Avaliação do consumo de suplementos nutricionais por praticantes de exercício físico em academia na zona sul do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 7. Num. 37. 2013. p.35-42
Copyright (c) 2021 RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).