Análise de características e conformidade de legislação vigente de suplementos alimentares de BCAAs no e-commerce do mercado brasileiro
Resumo
Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) ganharam muita popularidade nos últimos anos pelos praticantes de exercícios físicos e são facilmente encontrados em sites de e-commerce. A venda online está em uma crescente e a necessidade de informações sobre os produtos e suas composições é de grande importância tanto para os profissionais nutricionistas, quanto para o público em geral. O presente estudo teve como objetivo analisar os rótulos e composição dos suplementos de BCAA comercializados no e-commerce brasileiro de acordo com as normas da ANVISA. Trata-se de uma pesquisa nos quais os produtos foram selecionados em diversos sites de vendas do Brasil, organizados em um banco de dados e avaliados de acordo com a RDC 239 de 26 de julho de 2018 e a Instrução Normativa Nº28 de 26 de julho de 2018. Adicionalmente, foi realizada uma análise estatística descritiva dos BCAAs. A maioria dos produtos nacionais e importados apresentaram inconformidade de acordo com a legislação vigente de rotulagem, enquanto com relação às quantidades de BCAA por por ísso, os produtos nacionais demonstraram maior concentração. Portanto, para que o comprador obtenha corretamente todas as informações essenciais, há necessidade de maior disponibilidade de informações nos sites, fiscalização dos produtos e que mais estudos sejam realizados para contribuir com evidências as informações.
Referências
ANVISA. Suplementos Alimentares. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 2018http://portal.anvisa.gov.br/suplementos-alimentares.
Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais. Abenutri na Brasil Trading fitness fair 2018. 2018 http://www.abenutri.org/abenutri-na-brasil-trading-fitness-fair-2018/
Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais. Panorama do setor industrial nacional de suplementos alimentares. BRASNUTRI. 2.2017 http://brasnutri.org.br/arquivos/numeros_setor/2017_atualizado.pdf.
Bombarda, F.; Rocha, D. A espetacularização dos corpos whein protein: as propagandas de suplementos e o fenômeno de objetificação. 2020. Educação, Escola & Sociedade. https://doi.org/10.46551/ees.e202003.
Carvalho, B. G.; Souza, E. B. Análise de rótulos de BCAA comercializados no município de Volta Redonda-RJ. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 9. Num. 49. 2015.
Cruz, M. S.; Bernal, R. T. I.; Claro, R. M. Tendência da prática de atividade física no lazer entre adultos no Brasil (2006-2016). Cadernos de Saúde Publica. Vol.34. Num.10. 2018.
Ferreira, A. B.; Lima, V. A.; Souza, W. C. Mascarenhas, L. P. G.; Leite, N. Quais os suplementos alimentares mais utilizados? Cinergis. Vol.17. Num.1.2016.
Freitas, H. R.; Bizarello, T. B.; Romano, U. S.; Santana, P. G. B. S.; Haubrich, R.; Castro, I. P. L. Avaliação da rotulagem e informação nutricional de suplementos proteicos importados no Brasil. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 9. Num. 49. 2015.
Nielsen. E-commerce fatura R$53,2 bilhões em 2018, alta de 12%. 2019. https://www.nielsen.com/br/pt/insights/article/2019/e-commerce-fatura-53-bilhoes-em-2018-alta-de-12-por-cento/
Nuernberg, A. E.; Figueiredo, T. C. S. B.; Thomazzelli, F. C. S. Análise dos rótulos de suplementos para atletas comercializados em Blumenau-SC. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 12. Num. 72. 2018.
Pereira Júnior, M. Efeito da suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada no desempenho físico humano. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol.10. Num. 56. 2016. p.157-164.
Santos, C. S.; Nascimento, F. E. L. Consumo isolado de aminoácidos de cadeia ramificada e síntese de proteína muscular em humanos: uma revisão bioquímica. Einstein. São Paulo. Vol. 17. Num.3. 2019.
Lei No8.234. 1991. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1989_1994/L8234.htm
Weber, M. G.; Brandt, R.; Olivoto, R. R.; Flores, L. J. F. Musculação e suplementação: perfil dos consumidores de suplementos alimentares nas academias de Palotina-PR. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol.10. 2018. http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1154/825
Copyright (c) 2021 RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).