Perfil socioeconômico de usuários e utilização de suplementos em uma loja especializada em produtos nutricionais na Serra Gaúcha
Resumo
Introdução: As indústrias que movimentam o mercado fitness desenvolvem produtos e suplementos que prometem ao consumidor alcançar seus objetivos, sejam estáticos de performance ou de saúde. No entanto, prescrição correta, por profissionais habilitados e orientação adequada de uso destes produtos são necessárias para que os objetivos do consumidor sejam atingidos. Objetivo: Avaliar o perfil socioeconômico de usuários e a fonte de indicação de suplementos em uma loja especializada em produtos nutricionais em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Materiais e Métodos: Tratou-se de um estudo transversal, realizado através de questionários, através dos quais foi possível identificar o perfil socioeconômico dos indivíduos entrevistados, bem como variáveis demográficas e hábitos (tipo de atividade praticada e frequência), tipo de suplemento consumido e quem indicou o uso desses suplementos. A coleta dos dados foi realizada após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados foram tabulados no software Excel e submetidos à análise descritiva. Resultados: Participaram do estudo 83 clientes, sendo 75,9% do sexo masculino. A faixa etária variou de 18 a 71 anos, houve predominância das classes A, B1 e B2. Os suplementos com maior consumo são as proteínas do soro do leite e os aminoácidos de cadeira ramificada e os objetivos mais citados foram ganho de massa muscular e de energia e performance. A maioria consome suplementos por conta própria, mas grande parte recebe indicação de nutricionista e/ou educador físico. Conclusão: Os participantes da pesquisa pertencem às classes econômicas mais elevadas e consomem suplementos por conta própria.
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