Influência da mídia em praticantes de musculação em academias na cidade de Fortaleza-Ceará
Resumo
O presente estudo foi realizado com o objetivo de verificar a influência da mídia em praticantes do treinamento de força e fazer uma relação entre o índice de satisfação corporal. Foi aplicada uma adaptação transcultural do Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3) para a população brasileira, assim como a Escala de Silhuetas de Damasceno. Observou-se que a maioria da amostra (75%) é influenciada pela mídia de modo geral pelos quatro fatores de influência, (Informação = 33%; Internalização Geral = 25%; Pressão = 16%; e Internalização Atlética = 0%), ao passo que 25% dos indivíduos tiveram uma predominância ao fator não influência (itens de escore reverso). A subescala predominante em influência foi o fator mídia como fonte de informação sobre a aparência. No que concerne à relação entre insatisfação corporal e busca pelas mídias digitais e sociais, não foi possível verificar com precisão se os indivíduos mais insatisfeitos procuram por tais mídias ou não. Conclui-se que as mídias sociais e digitais têm papel preponderante na influência ao treinamento de força e que o fator principal na influência é a mídia como fonte de informação sobre treinamento e o corpo belo.
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