Percepção da imagem corporal e autoestima em acadêmicas ingressantes e concluintes do curso de educação fí­sica

  • Leyla Regis de Meneses Sousa Carvalho Mestre e Doutoranda em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia e professora da Faculdade UNINASSAU, Teresina-PI, Brasil.
  • Victória Régia Silva Prazeres Acadêmica de Bacharelado em Educação Fí­sica pela UNINASSAU em Teresina-PI, Brasil.
  • Felipe Augusto Pierot Rodrigues Acadêmica de Bacharelado em Educação Fí­sica pela UNINASSAU em Teresina-PI, Brasil.
Palavras-chave: Autoestima, Corpo, Satisfação, Imagem corporal, Educação física

Resumo

O objetivo do presente estudo foi comparar a percepção da imagem corporal e autoestima em acadêmicas ingressantes e concluintes do curso de Educação Fí­sica. Participaram da amostra 100 acadêmicas do sexo femininos sendo 02 (dois) grupos de 60 ingressantes e 40 concluintes. Para tanto, foram utilizados Questionários de identificação de dados, Escalas de Silhuetas Femininas (ESF) e Escala de Autoestima de Rosemberg. Os dados foram analisados por meio de estatí­stica descritiva: média, desvio padrão, valor máximo, valor mí­nimo, os dados foram tabulados em planilha eletrônica Microsoft Office Excel, 2013. Os resultados sugerem que, as acadêmicas se percebem como Imagem Real (IR) na silhueta (6) componente ectomorfo (eutrófico) e idealizam (II) na silhueta (3) componente mesomorfo (hipertrofia), resultando em uma discrepância de valor (3), caracterí­sticas de distorção mediana, entretanto as concluintes se avaliam na  Imagem Real (IR) a silhueta (4) componente ectomorfo (eutrófico) e idealizam (II) a silhueta (3) componente mesomorfo (hipertrofia), resultando em valor (1) indicando insatisfação de ní­vel baixo. A apuração da Autoestima aponta que a maioria das ingressantes apresentaram baixa autoestima em relação às concluintes. A prevalência de maior discrepância foi registrada nas acadêmicas ingressantes, enquanto, os achados da autoestima mostraram completa segurança e confiança em relação às concluintes, não prevalecendo o mesmo em relação às ingressantes. Espera-se, portanto, que este estudo seja um meio para se advertir essas futuras profissionais de Educação Fí­sica com o intuito de prevenir possí­veis comportamentos que possam afetar diretamente sua saúde bem como, ingestão inadequada de nutrientes, transtornos alimentares, depressão e ansiedade.

Biografia Autor

Leyla Regis de Meneses Sousa Carvalho, Mestre e Doutoranda em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia e professora da Faculdade UNINASSAU, Teresina-PI, Brasil.

Mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia (2011); Graduação em Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Piauí­ (2000); Atualmente é professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado do Piauí­; Faculdade Aliança/ Maurí­cio de Nassau e Faculdade Santo Agostinho - FSA de Teresina (PI) e Universidade Estadual do Piauí­; Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em e nos seguintes temas: Imagem corporal, qualidade de vida, esporte e cultura.

Referências

Alvarenga, M. S.; colaboradores. Insatisfação com a imagem corporal em universitárias brasileira, J. bras. Psiquiatr. Vol. 59. Num.1. 2010. p. 44-51.

Azambuja, C. R.; Pandolfo, K. C. M.; Santos, D. L. Autopercepção da imagem corporal e estado nutricional de escolares. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 8. Num. 47. 2014. p. 316-321.

Bandeira, Y.E.R.; colaboradores. Avaliação da imagem corporal de estudantes do curso de nutrição de um centro universitário particular de Fortaleza. J. Bras. Psiquiatr. Vol. 65. Num. 2. 2013. p. 168-73.

Batista. A. O.; colaboradores. Avaliação da autopercepção da imagem corporal em estudantes de estética e cosmética na Ulbra Torres. Revista Científica de Conversas Interdisciplinares da Ulbra Torres. Vol. 1. Num. 1. 2017. p.1-12.

Bosi, M. L. M.; e colaboradores. Comportamento alimentar e imagem corporal entre estudantes de educação física. J bras psiquiatr. Vol. 57. Num. 1. 2008. p. 28-33.

Campos, B.R.R. Autoestima em universitários: uma comparação do antes e depois do ingresso na universidade. Visão Universitária. Vol. 22. Num. 2. 2018. p.1-22.

Cavalhieri, A.; Roth, M. A.; Lopes, L. F. D. Menarca e sua relação com a satisfação da imagem corporal de meninas dançarinas de jazz. Revista Digital de Buenos Aires. Ano 14. Num. 132. 2009.

Clauman, G.S.; e colaboradores. Satisfação com a imagem corporal em acadêmicos ingressantes em cursos de educação física. Rev Educ Fis UEM. Vol. 25. Num. 4. 2014. p. 75-83.

Frank, R.; e colaboradores. Fatores associados a insatisfação com a imagem corporal em acadêmicos de Educação Física. J. Bras. Psiquiatr. Vol. 65. Num .2. 2016. p. 161-167.

Hutz, C. S.; Zanon, C. Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg: Revision of the adaptation, validation, and normatization of the Roserberg self-esteem scale. Aval. psicol. Vol. 10. Num. 1. 2011. p. 41-49.

Kanno, P. S. Imagem corporal ideal: estariam os nutricionistas projetando as suas imagens corporais sobre os seus pacientes? Dissertação de Mestrado. UCB-Universidade Católica de Brasília. Brasília. 2009.

Lima, L. S. O.; e colaboradores. Nível de satisfação com a imagem corporal, sintomas de ansiedade e depressão de estudantes do curso de Educação Física em Teresina-PI. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício Vol.17. Num. 4. 2018. p. 214-20.

Lopes, M. R.; Reis, S.; Sousa, S. M. Ser mulher: uma análise da imagem corporal entre adolescentes. Revista Espacios. Vol. 38. Num. 19. 2017. p.1-9.

Martins, C. R.; e colaboradores. Insatisfação com a imagem corporal e fatores associados em universitários. Estudos de psicologia. Vol. 17. Num. 2. 2012. p. 241-246.

Miranda, F. J. F.J.; Chamorro, A; Rubio, S. Determinants of the intention to createa spin-off in Spanish universities Internation Journal of Entrepreneurship and Innovation Management. Vol. 21. Num. 4. 2017. p.1-8.

Moraes, A. A. Araújo, A. O.; Sousa-Carvalho, L. R. M. Comparação dos níveis de satisfação e percepção corporal entre praticantes de dança e musculação. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol.11. Num. 66. 2017. p. 756-64.

Nascimento, L. L. B.; Sousa-Carvalho, L. R. M. Comparação da percepção da imagem corporal entre estudantes ingressantes e concluintes do curso de educação física do sexo feminino. TCC. UNINASSAU. Teresina.2019

Oliveira, N. A. A imagem corporal dos adolescentes: a busca incessante pelo corpo perfeito. EFDeportes.com, Revista Digital. Vol. 18. Num. 180. 2013.

Pereira, D. D. G.; Soares, P. G. Percepção da imagem corporal em um grupo de estudantes de educação física.EFDeportes.com, Revista Digital de Buenos Aires. Ano 19. Num. 202. 2015.

Ponte, M. A. V.; colaboradores. Autoimagem corporal e prevalência de sobrepeso e obesidade em estudantes universitários. Rev Bras Promoção Saúde. Vol. 32. Num. 1. 2019. p. 1-11.

Rosenberg, M. Self-concept and psychological well-being in adolescence. The development of self. Academic Press. Vol.1. Num. 1. 1985. p.105-46.

Saikali, C. J.; e colaboradores. Imagem corporal nos transtornos alimentares. Rev. psiquiatr. Clin. Vol. 31. Num.4. 2004. p. 164-68.

Santos, V. S.; e colaboradores. Preocupação com a imagem corporal e a autoestima de Universitários do Interior de Minas Gerais. Revista Brasileira de Educação e Cultura-RBEC. Vol. 19. Num. 5. 2019. p. 95-105.

Silva, N. L.; colaboradores. Insatisfação e checagem corporal e comportamento alimentar em estudantes de Educação Física, Nutrição e Estética. R. bras. Ci. e Mov. Vol. 25. Num. 2. 2017. p. 99-06.

Souza, L. R. M.; e colaboradores. O corpo na perspectiva masculina: a satisfação com a imagem corporal e sua relação com discrepância na percepção, IMC, escolaridade e idade. R. bras. Ci e Mov. Vol. 21. Num. 2. 2013. p. 46-56.

Uchôa, F.N.; colaboradores. Causas e implicações da imagem corporal em adolescentes: um estudo de revisão. Cinergis. Vol. 16. Num. 4. 2015. p. 292-98.

Publicado
2021-05-20
Como Citar
Carvalho, L. R. de M. S., Prazeres, V. R. S., & Rodrigues, F. A. P. (2021). Percepção da imagem corporal e autoestima em acadêmicas ingressantes e concluintes do curso de educação fí­sica. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 14(85), 152-162. Obtido de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1624
Secção
Artigos Científicos - Original