Percepção da imagem corporal e autoestima em acadêmicas ingressantes e concluintes do curso de educação física
Resumo
O objetivo do presente estudo foi comparar a percepção da imagem corporal e autoestima em acadêmicas ingressantes e concluintes do curso de Educação Física. Participaram da amostra 100 acadêmicas do sexo femininos sendo 02 (dois) grupos de 60 ingressantes e 40 concluintes. Para tanto, foram utilizados Questionários de identificação de dados, Escalas de Silhuetas Femininas (ESF) e Escala de Autoestima de Rosemberg. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva: média, desvio padrão, valor máximo, valor mínimo, os dados foram tabulados em planilha eletrônica Microsoft Office Excel, 2013. Os resultados sugerem que, as acadêmicas se percebem como Imagem Real (IR) na silhueta (6) componente ectomorfo (eutrófico) e idealizam (II) na silhueta (3) componente mesomorfo (hipertrofia), resultando em uma discrepância de valor (3), características de distorção mediana, entretanto as concluintes se avaliam na Imagem Real (IR) a silhueta (4) componente ectomorfo (eutrófico) e idealizam (II) a silhueta (3) componente mesomorfo (hipertrofia), resultando em valor (1) indicando insatisfação de nível baixo. A apuração da Autoestima aponta que a maioria das ingressantes apresentaram baixa autoestima em relação às concluintes. A prevalência de maior discrepância foi registrada nas acadêmicas ingressantes, enquanto, os achados da autoestima mostraram completa segurança e confiança em relação às concluintes, não prevalecendo o mesmo em relação às ingressantes. Espera-se, portanto, que este estudo seja um meio para se advertir essas futuras profissionais de Educação Física com o intuito de prevenir possíveis comportamentos que possam afetar diretamente sua saúde bem como, ingestão inadequada de nutrientes, transtornos alimentares, depressão e ansiedade.
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