Diferença entre ingestão de carboidrato, placebo e curva glicêmica em teste progressivo em esteira (Conconi adaptado em estrela)
Resumo
Atualmente muitas pessoas querem melhorar seu rendimento nas atividades que praticam, diversos estudos são realizados afins de uma melhor compreensão em relação aos aspectos que melhoram a performance no treinamento, onde o carboidrato entra como a principal fonte de energia para maioria dos esportes, esta ingestão durante o exercício aumenta a disponibilidade de glicose no sangue e mantém a capacidade do organismo em utilizá-la como fonte de energia durante o exercício. O objetivo deste estudo foi avaliar a diferença da ingestão de carboidrato (Maltodextrina) e placebo na aplicação do teste de resistência (Conconi) adaptado em esteira, averiguando o comportamento da curva glicêmica antes e depois do treino, participaram desse estudo 7 indivíduos do gêneromasculino fisicamente ativos, praticante de atividade física não competitiva de corrida e musculação 5 vezes na semana, com idade entre 20 a 30 anos, os participantes foram submetidos ao teste Conconi, onde foi verificado o índice glicêmico antes de começar o teste, 5 minutos após a ingesta do carboidrato e placebo e ao termino do teste. Concluímos que para o teste de esforço Conconi adaptado para esteira, por ser um teste rápido não houve diferença significativa no resultado final, entre maltodrextina e placebo.
Referências
-Andrews, J.L.; Sedlock, D.A.; Flynn, M.G.; e colaboradores. Carbohydrate loading and supplementation in endurancetrainedwomen runners. Journal of Applied Physiology,Bethesda, Vol. 95. 2003. p. 584-590.
-Baganha, R.J.; Souza, G.F.; Moreira, R.A.C.; Tiburzio, A.S.; Macedo R.; Diferentes Estratégias De Suplementação Com Carboidrato E Subseqüente Resposta Glicêmica Durante Atividade Indoor. Rev. Da Educação Física/UEM. vol. 19. Num. 2. Maringá. 2008.
-Borg, G.A.V.; Noble, B.J. Perceived exertion. In: Wilmore JH, editor. Exercise and Sport Sciences Reviews. Vol. 2. Academic Press, p. 131-53, New York, 1974.
-Brandão, D.A.; Almeida, P.A.S.; Barbosa, E.S.; Morais D.C.; Ferreira, G.R.; Silva, S.F.; Comparação Entre As Respostas Sanguineas De Glicemia E Lactato Durante Um Teste Progressivo Em Esteira Rolante Sujeitos Fisicamente Ativos. Rev. Fit Perf J. Vol.9. Num.1.Rio de Janeiro 2010.
-Dutra, B.R.; Silveira, D.S.; Peixoto, T.; Navarro F.; Alterações Na Concentração De Glicose No Sangue Durante Exercício Intermitente Realizado Em Esteira A 70%, 80% E 90% Do VO2Máximo Estimado. Rev. Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. Vol. 3. Num. 17. São Paulo. 2009.
-Hargreaves, M. Ingestão De Carboidratos Durante Os Exercícios: Efeitos no Metabolismo e no Desempenho. Rev. Nutrição no Esporte.Num.25.2000.7-Hirschbruch, M.D.; Carvalho, J.R. Nutrição esportiva (uma visão pratica). Ed 1, 2002.
-Lima, G.G.; Barros, J.S.; Efeitos Da Suplementação Com Carboidrato Sobre A Resposta Endocrina, Hipertofia E A Força Muscular. Rev. Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. Vol. 1. Num. 2. São Paulo 2007.
-Marquezi, M.L.; Costa, A.S.; Implicação Do Jejum E Restrição De Carboidratos Sobre A Oxidação De Substratos. Rev. Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 7. São Paulo 2008.
-Rogatto, G.P. Hidratos De Carbono: Aspectos Básicos e Aplicados ao Exercício Físico. Rev. Digital de Buenos Aires. Ano. 8. Num. 56. Enero 2003.
-Silva, A.L.; Miranda, G.D.F.; Liberali, R.A. Influência de Carboidrato Antes, Durante e Após Treinos de Alta Intensidade. Rev. Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 2. Num. 10. São Paulo 2008.
-Veibig, R.F.; Nacif, M.A.L; Recomendações Nutricionais Para a Atividade Física e o Esporte. Rev. Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. Vol. 1. Num. 1. 2006.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).