Perfil alimentar e utilização de suplementos nutricionais dos praticantes de cross training do Box Crossfit Sertão no município de Mossoró

  • Máximo Rebouças Filho Graduando em Educação Física pela Faculdade Nova Esperança de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Lidiane Pinto Mendonça Nutricionista e Estudante de Educação Física, Orientadora e Docente da Faculdade Nova Esperança de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.
Palavras-chave: Desporto, Alta intensidade, Alimentação, Nutrição desportiva

Resumo

O crO cross training envolve várias categorias de atividades físicas, utilizando vários padrões de movimentos constantemente variados e de elevada intensidade, sendo necessário um bom aporte nutricional. Objetivou-se verificar o perfil alimentar e utilização de suplementos alimentares de praticantes de cross training do box crossfit Sertão, na cidade de Mossoró. Foram produzidos questionários online com variáveis ​​sociodemográficas, tempo de prática da modalidade, uso de suplementos e ingestão de alimentos. A amostra do inquérito foi calculada com um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%, totalizando o quantitativo de 169 questionários necessários. A amostra final obtida foi de uma totalidade de 160 formulários. Em relação a análise sobre o tempo de prática do cross traning verificou-se que a maioria dos participantes treinam a mais de 1 ano. Observou-se que a maior parte dos participantes da pesquisa fazem uso de suplementação, havendo destaque para a utilização da creatina e whey protein. Já conforme ao suporte alimentar, foi notado que o uso de alimentos mais saudáveis ​​esteve sempre com o maior índice de consumo. Por sua vez, os alimentos de menores valores nutricionais para a prática de cross training esteve entre os alimentos menos consumidos, entre eles as bebidas alcoólicas, os enchidos e os salgados fritos. Assim sendo, verificou-se que o perfil alimentar dos alunos da box Crossfit Sertão, pode garantir um bom suporte nutricional para atender às exigências energéticas desta prática, bem como, a suplementação utilizada é indicada para a modalidade por ser classificada como uma atividade de alta intensidade.

Referências

-Bizarro, V. C. Perfil dos praticantes de crossfit da box crossfit e suas motivações relacionadas à modalidade. TCC. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2018.

-Brescansin, B. M.; Naziazeno, R. F. T.; Miranda, T. V. Análise do perfil alimentar de praticantes de CrossFit na região de Belém do Pará. Revista Brasileira De Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 13. Núm. 81. p. 830-838. 2019.

-Dominski, F. H. Perfil de lesões em praticantes de CrossFit: revisão sistemática. Fisioterapia e Pesquisa. Vol. 25. Núm. 2. p. 229-239. 2018.

-Gomide, R. Alimentação no CrossFit. Dietpro, 2020. Disponível em: https://dietpro.com.br/site/alimentacao-no-crossfit/. Acesso em: 20/05/2021.

-Higino, D. D.; Freitas, R. F. Prevalência e fatores associados ao uso de suplementos alimentares e esteroides anabólicos androgênicos em praticantes de CrossFIT. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 15. Núm. 90. p. 9-23. 2021

-Lima Lins, T. C.; Souza, L. P. V. Dieta pré e pós treino em praticantes de crossfit®: um perfil qualitativo do consumo de alimentos e suplementos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 13. Núm. 82. p. 946-953. 2019.

-Marins, D. F.; Enezio, J. C. Incidência De Lesão em praticantes de Crossfit. Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde. Vol. 8. Núm. 2. 2019.

-Organista, C. A. M. CrossFit®: benefícios e métodos da prática vs Treinamento Resistido Tradicional: uma breve revisão. 2018.

-Panza, V. P. Consumo alimentar de atletas: reflexões sobre recomendações nutricionais, hábitos alimentares e métodos para avaliação do gasto e consumo energéticos. Revista de Nutrição. Vol. 20. Núm. 6. p. 681-692. 2007.

-Pereira, L. P. Utilização de recursos ergogênicos nutricionais e/ou farmacológicos em uma academia da cidade de barra do Piraí, RJ. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 8. Núm. 43. p.58-64. 2014.

-Silva, L. T. C.; Maynard, D. C. Análise da influência de fatores no consumo de suplementos por praticantes de crossfit. Faculdade De Ciências Da Educação e Saúde. Brasília. 2020.

-Tibana, R. A.; Almeida, L. M.; Prestes, J. Crossfit® riscos ou benefícios? O que sabemos até o momento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 23. Núm. 1. p. 182-185. 2015.

-Torales, R. O que comer quando se está praticando Crossfit?. Conquiste sua saúde. Rio de Jnaiero. 2017. Disponível em:https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/o-que-comer-quando-se-esta-praticando-crossfit-descubra-a-dieta-ideal_a1290/1. Acesso em: 20/05/2021.

Publicado
2023-01-15
Como Citar
Rebouças Filho, M., & Mendonça, L. P. (2023). Perfil alimentar e utilização de suplementos nutricionais dos praticantes de cross training do Box Crossfit Sertão no município de Mossoró. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 16(101), 466-474. Obtido de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/2057
Secção
Artigos Científicos - Original