Influenciadores digitais na autoestima e hábitos alimentares de mulheres adultas

  • Wellington Danilo Soares Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, Docente no curso de Psicologia das Faculdades Unidas do Norte de Minas-Funorte, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Fata Morgana Gonzalez Aguiar de Souza Acadêmica de Psicologia nas Faculdades de Saúde e Humanidades Ibituruna-FASI, Brasil.
  • Fernanda Jakeline Rodrigues Veloso Acadêmica de Psicologia nas Faculdades de Saúde e Humanidades Ibituruna-FASI, Brasil.
  • Priscilla Duarte Soares Corrêa Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, e Docente na Universidade Estácio de Sá-RJ, Brasil.
  • André Fabricio Pereira da Cruz Mestre em Ciências Biológicas com ênfase em Microbiologia pelo Programa de Pós-graduação em Microbiologia na Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Docente no curso de Farmácia na Faculdade de Saúde Ibituruna-FASI, Montes Claros-MG, Brasil
  • Katia Pina Sepulveda Hott Especialista em Gerenciamento de restaurante pela FUMEC-MG, Docente do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna-FASI, Montes Claros-MG, Brasil.
Palavras-chave: Redes sociais, Autoestima, Mulheres, Hábitos alimentares

Resumo

Introdução: objetivou identificar as consequências desencadeadas pelos influenciadores digitais na autoestima de mulheres adultas. Materiais e Métodos: foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa e transversal. Compuseram a amostra 135 mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, todas usuárias de redes sociais e seguidoras de influenciadores digitais. Na avaliação da autoestima foi utilizada a Escala de Autoestima de Rosenberg, como também um questionário semiestruturado com perguntas sobre tipos dieta, quais perfis costumam seguir e tempo nas redes sociais. Resultados: os resultados demonstraram que a maioria (48,9%) das participantes apresentaram autoestima média, e uma grande parte das pesquisadas (54,1%) informaram não seguir nenhum tipo de dieta. Discussão e conclusão: Parece existir uma influência dos influenciadores digitais na percepção da própria imagem e, consequentemente, na autoestima das mulheres avaliadas.

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Publicado
2023-05-04
Como Citar
Soares, W. D., Souza, F. M. G. A. de, Veloso, F. J. R., Corrêa, P. D. S., Cruz, A. F. P. da, & Hott, K. P. S. (2023). Influenciadores digitais na autoestima e hábitos alimentares de mulheres adultas. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 17(103), 137-143. Obtido de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/2101
Secção
Artigos Científicos - Original