Uso de suplementos alimentares por frequentadores de academia em Brasília
Resumo
Atualmente, em Brasília, existe um grande número de adolescentes praticantes de atividade física em busca pelo corpo perfeito, muito além da preocupação com a própria saúde. O uso de suplementos alimentares por este público vem aumentando drasticamente e muitas vezes sem orientação adequada por influência de amigose da mídia. Verificou-se dessa forma, a necessidade de investigar a utilização de suplementos, bem como os profissionais que os indicam. A população total foi composta por 20 adolescentes de ambos os gêneroscom faixa etária entre 15 e 19 anos, alunos de uma academia de Brasília. Os alunos foram entrevistados com questionários que continham questões pertinentes ao estudo. De todo o grupo abordado, 7 mulheres e 4 homens (55%) não fazem uso de suplementos. Dos 9 homens que utilizam algum tipo de suplemento, 3 (33,33%) fazem uso de suplementação com orientação de nutricionista, 4 (44,44%) fazem uso de suplementos com orientação de amigos e 2 (22,22%) fazem uso de suplementos com orientação de educadores físicos. Pelos dados obtidos foi possível notar a semelhança com outros trabalhos encontrados na literatura, fazendo-se necessários novos estudos sobre o uso desses produtos, ressaltando a importância de um acompanhamento por profissionais habilitados, garantindo assim a segurança e melhores resultados dos usuários.
Referências
-Araújo, A.C.M.; Soares, Y.N.G. Perfil de Utilização de Repositores Protéicos nas Academias de Belém, Pará. Revista de Nutrição. Campinas. Vol. 12. Num.1. jan./ abr.1999.p. 81-89.
-Hallak,A.; Fabrini, S.; Peluzio, M.C.G. Avaliação do consumo de suplementos nutricionais em academias da zona sul de Belo Horizonte, MG, Brasil. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. Vol. 1. Num. 2. Mar/Abr, 2007. p. 55-60.
-Krause, M. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 11º edição,2005.
-Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis: (s.n.), 2008.
-Mcardle, W.D.; Katch, F.I.; Katch, V.L. Nutrição para o desporto e o exercício. Rio de Janeiro. Guanabara-Koogan. 2001.
-Pereira. A.; e colaboradores. Consumo de Suplementos por alunos de academias de ginástica em São Paulo. Revista de Nutrição, Campinas. Vol. 16. Num. 3. jul/set., 2003. p. 265-272.
-Pereira, I.C.; Souza, I.R.D.; Lisboa, M.F. Perfil Alimentar de Praticantes de Musculação na Maturidade. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. Vol. 1. Num. 1. Jan/Fev, 2007.p. 54-59.
-Pereira, R.F.; Lajolo, F.M.; Hirschbruch, M.D. Consumo de suplementos por alunos de academias de ginástica em São Paulo. Revista de Nutrição. Campinas. Vol. 16. Num. 3. 2003. p. 265-272.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).