Avaliação da autoperceção da imagem corporal e do comportamento alimentar em estudantes do curso de nutrição de uma instituição de ensino
Resumo
Introdução e Objetivo: Apesar do amplo conhecimento acerca dos alimentos e suas contribuições para a saúde e o estado nutricional, entre muitos estudantes de nutrição ainda são observados comportamentos alimentares inadequados que podem impactar na autoperceção da imagem corporal destes indivíduos. Perante estas questões, o objetivo do presente estudo foi avaliar a autoperceção da imagem corporal e as atitudes alimentares dos estudantes do curso de nutrição de uma instituição de ensino da zona da mata mineira. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo transversal, descritivo, com discentes maiores de 18 anos, de ambos os sexos. Para a avaliação do comportamento alimentar foi utilizado o Questionário Holandês do Comportamento Alimentar; para avaliar o consumo, o questionário de Marcadores do Consumo do Alimentar do SISVAN; e para a imagem corporal, a Escala de Satisfação Corporal. Os dados foram analisados no programa estatístico GraphPad Prism 8.0. Resultados e Conclusão: Foram avaliados 86 discentes do 1º, 3º e 5º períodos, dos quais 2/3 ou mais de cada período consumiam bebidas alcoólicas; e a ausência da prática de atividade física foi de 41,2%, 33,3% e de 50%, respetivamente. Quanto ao consumo de hambúrgueres e enchidos, consumiam 2/3 ou mais e quanto às bebidas açucaradas, 1/3 ou mais, em todos os períodos. Quanto à imagem corporal, a maioria tinha o desejo de silhuetas mais magras, mas não houve diferença entre os períodos. A pressão sobre as escolhas e sobre os corpos destes estudantes são fatores que podem explicar a elevada prevalência de insatisfação com a sua autoimagem.
Referências
-American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre. Artes Médicas. 2014. p. 340-352.
-Cruz, M.C.O.; Campos, L.P.; Maynard, D.C. Influência do comportamento alimentar e da imagem corporal na autoestima de indivíduos. Advances in Nutritional Sciences. Brasília. Vol. 2. Num. 1. 2021. p. 94-105.
-Damasceno, V.O.; Lima, J.R.P.; Vianna, J.M.; Silva, A.C.; Silva, S.F. Insatisfação com a imagem corporal e variáveis antropométricas de praticantes de atividades em academia. Lecturas Educación Física y Deportes. Vol. 17. Num. 175. 2012. p.1-3.
-Lizot, L.A.B.; Nicoletto, B.B. Comportamento alimentar e imagem corporal em acadêmicos de Nutrição de uma Universidade privada da Serra Gaúcha. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 12. Num. 76. 2019. p.1141-1149.
-Marcondelli, P.; Costa, T.H.M.; Schmitz, B.A.S. Nível de atividade física e hábitos alimentares de universitários do 3º aos 5º semestres da área da saúde. Revista de Nutrição. Vol. 21. Num. 1. 2008. p. 39-47.
-Miranda, V.P.N.; Filgueiras, J.F.; Neves, C.M.; Teixeira, P.C.; Ferreira, M.E.C. Insatisfação corporal em universitários de diferentes áreas de conhecimento. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Vol. 61. Num. 1. 2012. p.25-32.
-Pedrosa, A.A.S.; Camacho, L.A.B.; Passos, S.R.L.; Oliveira, R.V.C. Consumo de álcool entre estudantes universitários. Cadernos de Saúde Pública. Vol. 27. Num. 8. 2011. p.1611-1621.
-Rodrigues, S.B.; Bueno, M.B. Prática de dietas para perda de peso por estudantes de nutrição de uma instituição de ensino particular de Jundiaí. Journal of the Health Sciencer Institute. Vol. 36. Num.1. 2018. p.49-52.
-Santos, M.M.; Moura, P.S.; Flauzino, P.A.; Alvarenga, M.S.; Arruda, S.P.M.; Carioca, A.A.F. Comportamento alimentar e imagem corporal em universitários da área de saúde. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Vol.70. Num. 2. 2021. p.126-133.
-Schultheisz, T.S.V.; Aprile, M.R. Autoestima, conceitos correlatos e avaliação. Equilíbrio Corporal e Saúde. Vol. 5. Num. 1. 2013. p.36-48.
-Viana, V.; Sinde, S. Estilo alimentar: adaptação e validação do questionário holandês do comportamento alimentar. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. Vol.8. 2003. p.59-71.
-WHO. World Health Organization. Guidelines on physical activity and sedentary behaviour. Genebra. 2020. 104p.
Direitos de Autor (c) 2024 Maria Clara Quintão Braga, Lorena Laureano Vieira, Camila Costa Barbosa, Victor Neiva Lavorato, Gabriela Amorim Pereira-Sol, Thalita Azevedo Cabral, Karine Franklin Assis, Ana Beatriz Rezende Paula, Denise Coutinho de Miranda
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).