Avaliação do perfil e do conhecimento básico de educadores físicos em relação à suplementação alimentar em academias de Belo Horizonte - MG
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar os perfis e conhecimentos básicos de educadores físicos que trabalham em academias com relação à suplementação alimentar. As academias foram selecionadas ao acaso, participando do estudo todos os educadores físicos que nelas trabalhavam. Participaram 86 educadores físicos que responderam a um questionário composto por 13 questões objetivas. Os resultados mais expressivos foram: 31,4% e 25,6% se atualizam por internet e revistas não-científicas, respectivamente, sobre assuntos relacionados à suplementação; 16,3% disseram indicar suplementos para seus alunos; dentre os que indicam, 57,2% indicam maltodextrina ou proteínas e 50% já indicaram suplementos para atletas de competição. Foram feitas perguntas para avaliar o conhecimento dos educadoresfísicos sobre suplementos. 61,6% acreditam que a alimentação balanceada supre as necessidades de proteína; 59,3% afirmam que quanto maior a ingestão de proteínas, maior será a hipertrofia muscular; 57% souberam a finalidade do uso da creatina; 41,8% conhecem a função da L-carnitina e 60% julgam que o excesso de vitaminas é prejudicial à saúde. Conclui-se que apesar de muitos educadores físicos terem um bom conhecimento sobre suplementação, a quantidade daqueles que não têm esse conhecimento ainda é grande,uma vez que poucos possuem cursos sobre o tema e os meios de atualização utilizados nem sempre são confiáveis.
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