Taxa de sudorese e condição hídrica em atletas de natação
Resumo
A natação é uma modalidade esportiva na qual seus praticantes não dão a merecida importância ao consumo de líquidos, uma vez que o meio aquático confere uma falsa sensação de hidratação e a percepção de não transpirar. Portanto, o propósito deste estudo foi aferir a taxa de sudorese e observar a condição hídrica de atletas de natação, para que assim, uma reposição hídrica apropriada seja indicada afim de evitar a desidratação. Foram avaliados 9 atletas praticantes de natação (15,4 ± 1,72 anos), onde o peso inicial e final dos mesmos foi aferido para determinar a porcentagem de perda de peso (%pp) e a taxa de sudorese. Durante o treino consumiam água à vontade e ao término da sessão os mesmos eram orientados à urinar em um copo graduado eapresentar a amostra, e então tiras reagentes foram utilizadas para avaliar a densidade urinária.Os resultados mostraram uma %pp inferior à 1,5%, não caracterizando desidratação e tampouco queda do desempenho. A média da taxa de sudorese foi 8ml/min e todos obtiveram aumento da densidade urinária em 0,005, indicando sua concentração após o exercício. Alguns estudos que também visaram aferir a taxa de sudorese e a %pp durante a natação, bem como outros esportes, mostraram resultados semelhantes ao presenteestudo. Conclui-se que dentre os avaliados não houve resultados significantes para se caracterizar um quadro de desidratação e que novos estudos devem ser realizados afim de investigar o papel dos eletrólitos e dos carboidratos na hidratação.
Referências
-Alves, B. S.; Serafim, J. R.; Eto, K. N.; Nacif, M. Perda Hídrica em Atletas Adolescentes de um Time Masculino de Basquete. EFDeportes. Revista Digital. Ano 13. Num. 129. 2009.
-Armstrong, L.E. Performing in extreme enviroments. Champaign. Human Kinetics. 2000.
-Barbieri, P.B. N; Adeodato, M.M.; Zanuto, R. Análise da Composição Corporal de Atletas de Natação da Categoria Infantil do sexo Masculino. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo Vol. 1. Num. 2. 2007. p. 1-11. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/12/11>
-Crescente, L, Larius, S.F.; Siqueira. D.O. Perda hídrica em atletas jovens de natação. EFDeportes. Revista Digital. Ano 15. Num. 147. 2010.
-Ferreira, F.G.; Almeida G.L.; Marins, J.C.B. Efeitos da ingestão de diferentes soluções hidratantes nos níveis de hidratação e na frequência cardíaca durante o exercício de natação intervalado. Revista Portuguesa de Ciência do Desporto. Porto. Vol. 7. Num. 3. 2007. p. 319-327.
-Guerra, I. Importância da Alimentação e da Hidratação do Atleta. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa. Vol. 12. Num. 2. 2004. p. 159-173.
-Luft, C.D.B.; Krug, M.R. Efeitos da Ingestão de Bebidas Isoenergéticas Durante o Treinamento de Natação. Revista de Educação Física. Maringá. Vol. 14. Num. 2. 2003. p. 33-39.
-Parella,M. M. Avaliação da perda hídrica durante treino intenso derugby. Revista Brasileira Medicina do Esporte. Vol. 11. Núm. 4. 2005.
-Passanha, A. Perda hídrica em atletas de uma equipe de vôlei feminino. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 13. Núm. 122. 2008.
-Pereira, L.: Costa, R.A.; Stulbach, T.E.: Garcia, L.S. Taxa de Sudorese e Perfil Antropométrico de Atletas do Gênero Feminino de uma Equipe de Natação. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. Vol. 10. Num. 3. 2011. p. 151-155.
-Rodrigues, L.O.C; Vimieiro-Gomes, A.C. Avaliação do estado de hidratação dos atletas, estresse térmico ambiente e custo calórico do exercício durante sessões de treinamento em voleibol de alto nível. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, Vol. 15. Num. 2. 2001. p. 201-11.
-Saat M.; Sirisinghe, R.G; Singh, R.; Tochihara, Y. Effects of short-term exercise in the heat on thermoregulation, blood composition of tropic dwekking subjects. Journal of Physiological Anthropology an Applied Human Science. New Jersey. Vol. 24. Num. 5. 2005. p. 541-549.
-SBME. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 15. Núm. 3. 2009.
-Salum, A.; Fiamoncini, F.L. Controle de peso corporal versus desidratação de atletas profissionais de futebol. EFDeportes. Revista Digital. Ano 10. Num. 92. 2006.
-Sawka, M.; e colaboradores. Hydration effects on temperature regulation. Internacional Journal of Sports Medicine, Natick, Vol. 19. Num. 2. p. 108-110. 1998.
-Silva, R.B.; Boura, N.G. Avaliação da perda hídrica em atletas de natação em uma sessão de treinamento. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 5. Num. 4. 2011. p. 317-321. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/347/334>
-Vimieiro-Gomes, A.C.; Rodrigues, L.O.C. Avaliação do Estado de Hidratação dos Atletas, Estresse Térmico do Ambiente e Custo Calórico do Exercício Durante Sessões de Treinamento em Voleibol de Alto Nível. Revista Paulista de Educação. São Paulo. Vol. 15. Num. 2. 2001. p. 201-211.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).