Uso de suplemento alimentar por praticantes de musculação e sua visão sobre o profissional Nutricionista na área de Nutrição Esportiva em uma academia no município de Braço do Norte-SC
Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar o uso de suplemento alimentar por praticantes de musculação e sua visão sobre o profissional nutricionista na área de nutrição esportiva em uma academia no município de Braço do Norte/SC. A coleta dos dados foi realizada pelo próprio pesquisador e o instrumento utilizado para avaliar os objetivos propostos foi um questionário. Todos os participantes assinaram termo de consentimento livre e esclarecido.Dos 53 participantes, 75,50% são do sexo masculino, 75,47% possui entre 20 a 39 anos e 49,06% possui 2ºgrau. Dos entrevistados, 45,28% usam SA, 55,89% faziam uso/usavam 4x por semana. Em relação a prescrição/indicação, 70,59% é feita por amigo. O objetivo da prática da musculação em 33,33% dos entrevistados, era a saúde. O suplemento mais usado foi o whey protein, 33,33%, com o objetivo em hipertrofia muscular, 60%. Dos indivíduos, 55% não foram em uma nutricionista esportiva, mas tem interesse em ir e, a sua visão sobre nutricionista esp. nutrição esportiva, 44% eraprescrever dieta e SA. Devido a um crescente consumo destes produtos, torna-se imprescindível um maior esclarecimento e informações sobre o SA e conscientizar e esclarecer os praticantes de musculação sobre a importância do nutricionista e especialista em nutrição esportiva para esse fim.
Referências
-Albuquerque. M.M. Avaliação do consumo de suplementos alimentares nas academias de Guará-DF. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 6. Num. 32. 2012. p. 112-117.
-Bacurau, F. R.; Navarro, F.; Uchida, M. C. Hipertrofia, Hiperplasia: Fisiologia, Nutrição e Treinamento do Crescimento Muscular. 3ªedição. São Paulo. Phorte. 2009.
-Bertulucci, K. N. B.; e colaboradores. Consumo de suplementos alimentares por praticantes de atividade física em academias de ginástica em São Paulo. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 4. Num. 20. 2010. p. 165-172.
-Brasil. Conselho Federal de Nutricionistas. Resolução CFN Nº. 380/2005. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições estabelecem parâmetros numéricos de referência, por área de atuação, e dá outras providências. Brasília. 2005.
-Brasil.Conselho Federal de Nutricionistas. Resolução CFN Nº 390/2006. Regulamentação a prescrição dietética de suplementos nutricionais pelo nutricionista e dá outras providências. Brasília. 2006.
-Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria n º 222, de 24 de março de 1998. Brasília. 1998.
-Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n. 18, de 27 de abrir de 2010. Brasília. 2010.
-Filardo, R. D.; Leite, N. Perfil dos indivíduos que iniciam programas de exercícios em academias, quanto à composição corporal e aos objetivos em relação a faixa etária e sexo. Revista Brasileira de Medicina Esportiva. Vol. 7. Num. 2. 2001. p. 57-61.
-Institute of Medicine. Dietary Reference Intakes: Elements. Washington. 2001.
-Medronho, R. A.; e colaboradores. Epidemiologia. São Paulo. 2006.
-Melo, I. C. O.; e colaboradores. O consumo de suplementos alimentares em academias de Brasília-DF. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 4. Num. 24. 2010. p. 489-493.
-Neto, W. M. G. Musculação: Anabolismo Total. 9ª edição. São Paulo. Phorte. 2009.
-Pamplona, A. P.; Kazapi, I. A. M. Avaliação dietética de praticantes de atividade física em diferentes modalidades esportivas: um estudo comparativo. Revista Nutrição em Pauta. Vol. 14. Num. 5. 2004. p. 61-66.
-Pereira, J. M. O.; Cabral, P. Avaliação dos conhecimentos básicos sobre nutrição de praticantes de musculação em uma academia da cidade de Recife. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 1. Num. 1. 2007. p. 40-47.
-Pereira, M. G. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.1995.
-Pontes, M. C. F. Uso de suplementos alimentares por praticantes de musculação em academias de João Pessoa-PB. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 7. Num. 37. 2013. p. 9-27.
-Jesus, E. V.; Silva, M. D. B.S. Suplemento alimentar como recurso ergogênico por praticantes de musculação em academias. ANAIS do III Encontro de Educação Física e Áreas Afins. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física (NEPEF) / Departamento de Educação Física / UFPI. 2008.
-Sussmann, K. Avaliação do consumo de suplementos nutricionais por praticantes de exercício físico em academia na zona sul do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 7. Num. 37. 2013. p. 35-42.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).