Hábito alimentar e frequência de consumo de suplementos alimentares: um estudo com atletas de Badminton
Resumo
Os atletas adolescentes estão optando pelo consumo de suplementos nutricionais em busca de melhor performance, dependente das características individuais, intensidade e duração do treino realizado. O objetivo deste estudo foi conhecer o hábito alimentar e a frequência do consumo de suplementos alimentares em atletas de badminton. O estudo foi realizado em um centro de treinamento de badminton em Teresina, PI; com participação de 11 atletas que encontrava-se em período de pré-competição, de faixa etária entre 12 a 19 anos, de ambos os sexos, que foram submetidos à aplicação de um roteiro de entrevista. A amostra foi constituída 36,4% (n=4) do gênero feminino e 63,6% (n=7) do gênero masculino, com duração de treino 4 horas por dia, sendo 6 vezes na semana. Com base, na Pirâmide Alimentar Adaptada para Adolescentes Fisicamente Ativos foi observado que os atletas adolescentes consumem grupos alimentares inferior (cereais,frutas, verduras e legumes, leite e derivados); superior (açúcares e doces); e adequado (feijão e leguminosas, carnes e ovos, óleos e gorduras) aos padrões dietéticos. Foi identificado que os atletas consumiram no treino baseado no uso de suplementos nutricionais: o Whey Protein uma vez durante o treino com objetivo de fornecer energia e o BCAA no período pré e pós-treino para diminuir a fadiga e grau de lesão muscular. Considerou-se que a alimentação dos atletas adolescentes de badminton não suprem suas necessidades nutricionais, com ausência de uma alimentação adaptada aos objetivos do treinamento e as alterações fisiológicas da adolescência para conduzir ao esportista um melhor rendimento.
Referências
-Browne, R.A.V.; Sales, M.M.; Lima, S.F.C.; Santos, L.C.S.; Rocha Filho, J.B.; Macêdo, T.A.; Olher, R.R.V. Desempenho motor de atletas de badminton adolescentes. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. Vol. 7. Num. 38. 2013. p. 115-122. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/476/470>
-Da Costa, T.H.; Nogueira, J. Á.; Sousa E.F.; Silva, C.L. Avaliação nutricional de atletas adolescentes do Distrito Federal. Disponível em: . Acesso 28/05/2015.
-Douglas, C. R. Fisiologia aplicada à nutrição. 2ª edição. Guanabara Koogan. 2006.
-Gomes, R. M.; Tirapegui, J. Relação de alguns suplementos nutricionais e o desempenho físico. ALAN. Vol. 50 Caracas dic. 2000.
-Guerra, S.; Oliveira, J.; Ribeiro, J.C. Teixeira, P.A.; Duarte, J.; Mota, J. Relação entre a atividade física regular e a agregação de fatores de riscos biológicos das doenças cardiovasculares em crianças e adolescentes. Rev Brás Saúde Mater. Vol. 3. Num. 1. 2003. p. 9-15.
-Panza, V.P.; Coelho, M.S.P.H.; Di Pietro, P.F. Assis, M.A.A.; Vasconcelos, F.A.G. Consumo alimentar de atletas: reflexões sobre recomendações nutricionais, hábitos alimentares e métodos para avaliação do gasto e consumo energéticos. Rev. Nutr. Campinas. Vol. 20. Num.6. 2007. p. 681-692.
-Papadopoli, H. U.; De Gouveia, L. A. G.; Caldeira, N.; Nacif, M. Perfil Nutricional de Praticantes de Badminton. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. 2008. Vol. 7. Num. 2.
-Rogero, M. M.; Tirapegui, J. Aspectos atuais sobre aminoácidos de cadeia ramificada e exercício físico. Rev. Bras. Ciênc. Farm. Vol. 44. Num. 4. 2008. p. 563-575.
-Silva, C.C.; Teixeira, A.S.; Goldberg, T.B.L. O Esporte e suas Implicações na Saúde óssea de Atletas Adolescentes. Rev. Bras Med Esporte. Vol. 9. Num.6. 2003. p. 426-432.
-Terrada, L.C.; De Godoi, M.R.; Silva, T.C.V.; Monteiro, T.L. Efeitos metabólicos da suplementação do Whey Protein em praticantes de exercício com pesos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 3. Num. 16. 2009. p. 295-304. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/127/125>
-Wloch, C. L.; Schneider, G.; Souza, P. C.; Liberali, R. Suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada (AACR) e seu efeito sobre o balanço protéico muscular e a fadiga central em exercícios de endurance. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 2. Num. 10. 2008. p. 250-264. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/70/69>
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).